17 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Inconformidades podem levar UE a desabilitar Brasil para exportação

26 NOV 2007 - 08h32min
correio do estado

A insatisfação da missão de técnicos europeus, que no último mês visitou propriedades rurais e estabelecimentos ligados à atividade da pecuária bovina de diversos Estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul, pode levar a União Européia a desabilitar o Brasil da lista de países exportadores de carne para aquele bloco. A informação é da secretária de Estado Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur).


"A certificação e a rastreabilidade brasileira foram apontadas como em desconformidade e, para os técnicos, o modelo não dá garantias de eficiência para os importadores europeus", revelou a secretária que na quinta-feira esteve em Brasília em reunião no Ministério da Agricultura. "Temos que ter clareza que os europeus podem apenas nos advertir sobre a certificação e rastreabilidade ou, até mesmo, desabilitar o país e não suspender definitivamente as compras", acrescentou.


Segundo Tereza, os pareceres emitidos pela missão ainda são extra-informais e foram repassados ao Ministério da Agricultura em reunião depois das vistorias a campo. "Realmente a certificação e rastreabilidade foram as questões que mais deram problema, sendo que os trabalhos realizados nas regiões de fronteira, tanto em MS, como no Paraná e Mato Grosso, foram elogiados", frisou.


A secretária lembrou ainda que a missão européia que esteve no Brasil representa apenas 27 países e não a totalidade dos compradores europeus. "Apesar de não serem os maiores importadores da carne brasileira, o bloco é um mercado de peso, já que são mais exigentes, mas pagam mais pela carne".


Durante reunião realizada ontem, o Governo do Estado revelou que tem estudado um plano estadual diferenciado dos demais Estados para fortalecer o atual modelo de certificação e rastreabilidade numa tentativa de promover as melhorias necessárias. O plano não foi revelado em detalhes, mas a formulação do projeto estaria a cargo da Seprotur, segundo o chefe executivo.


Na avaliação do deputado federal Waldemir Moka, a posição de liderança nas exportações mundiais de carne bovina alcançada pelo Brasil nos últimos anos induz a imposição de barreira por outros países que pretendem desestabilizar o potencial brasileiro. "Somos os maiores exportadores de carne do mundo e temos que nos preparar para acusações, sejam sanitárias, comerciais ou sociais, já que a posição que ocupamos é de grande destaque", disse. Em reunião com investidores de usinas no Estado, o deputado comparou as restrições impostas à carne às acusações de trabalho escravo e/ou devastação da Amazônia que fazem contra a expansão das usinas. "Toda vez que nos tornamos líder em algum segmento seremos obrigados a nos defender de algum tipo de acusação de outros mercados", explicou.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Familía faz homenagem à jovens recém casados

2
Geral

Homem é flagrado nu após ser obrigado a deixar roupas como garantia de pagamento em bar

3
Policial

Após tomar facada no coração, homem é largado em frente a uma padaria

4
Aquidauana

Aquidauana registra morte de paciente de 28 anos causada por coronavírus

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada e Pesqueiro Toca da Onça

Estrada da Barra Mansa (estr. Boiadeira), - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99860538
Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 7

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3422
Ver Mais
Fale com a redação