X
Geral

Independência e Merial lançam ação -Vacinar para Agregar-

Diante da constatação de que a aplicação de medicamentos e vacinas nos bovinos deixa de ser somente uma medida sanitária e passa a ter importância econômica significativa no setor, o Independência e a Merial Saúde Animal lançam a ação "Vacinar para Agregar". Durante os meses de outubro e novembro na pré-campanha de vacinação contra a aftosa serão realizados eventos nas unidades de abate do Independência - Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Anastácio (MS) e Rolim de Moura (RO) - com palestras ministradas por consultores técnicos da Merial direcionadas a produtores, gerentes e capatazes de fazendas com informações sobre como vacinar bovinos corretamente.


"É muito grande a quantidade de carcaças que chegam à indústria com o valor comercial depreciado devido a erros operacionais de manejo, que se refletem na presença de vacinas em cortes nobres. Isso causa um prejuízo muito grande tanto para a indústria quanto para o produtor", destaca Eduardo Pedroso, gerente comercial e de relacionamento com o pecuarista do Independência.


Segundo Carlos Saviani, gerente de relacionamento com cliente da Merial, é fato que muitas perdas de produtividade e casos de doenças no rebanho têm relação com o manuseio incorreto de produtos. "A capacitação de peões e capatazes é um passo importante na erradicação deste problema e, por isso, a Merial tem grande satisfação em colaborar com esta iniciativa", afirma.


Com o objetivo de reforçar a necessidade do status sanitário do rebanho para exportação e conscientizar os envolvidos no sistema de produção, haverá em cada unidade do Independência palestras com consultores técnicos da Merial sobre conservação e aplicação de vacinas e medicamentos. Os técnicos do Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP) do Independência estarão à disposição dos pecuaristas para discutir o tema e mostrar os prejuízos na prática. Um quadro fornecido pela Merial será colocado em cada sala do SAP mostrando o conhecimento apresentado nas palestras.


Aplicação correta - Com a proximidade da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa, em novembro, as palestras focarão a imunização contra a doença e a vermifugação, manejos que normalmente são realizados de forma conjunta. Segundo Carlos Saviani, o produtor deve estar atento à conservação da vacina, que deve ser mantida entre 2º e 8º C. "É importante verificar se a revenda veterinária mantém o produto nestas condições", afirma.


Ele também recomenda que o produtor compre a vacina um dia antes de realizar a vacinação. O transporte da vacina até a fazenda, bem como conservação da mesma no curral, deve ser feito todo o tempo em caixas térmicas, com 2/3 de gelo para cada 1/3 de vacina. A aplicação do produto deve ser feita com pistola injetável apropriada, no terço médio da tábua do pescoço do animal. Nunca na picanha ou no traseiro. Recomenda-se também que todo o processo seja realizado em troncos de contenção.


Já os vermífugos podem ser mantidos em temperatura ambiente, porém o produtor deve atentar para a dose a ser aplicada, procedimentos de aplicação e preferencialmente administrar por via subcutânea, também na tábua do pescoço, com agulha estéril, após realizar assepsia.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Motorista é preso com mais de uma tonelada de droga em Bela Vista

Homem estava em uma camionete Toyota SW4, com placas de Contagem-MG

Policial

Bebê de 7 meses morre e mãe é presa por maus-tratos

A perícia constatou condições precárias no local onde a criança vivia

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo