O ICC (Ãndice de Confiança do Consumidor) subiu 5,2% em dezembro ante novembro, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). No mês passado, o Ãndice apresentou alta de 1,3% ante outubro. Essa é a vigésima sétima edição do indicador, calculado com base nos resultados da pesquisa "Sondagem das Expectativas do Consumidor", apurada desde outubro de 2002 (com periodicidade trimestral, até julho de 2004, quando passou a ser mensal).
Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 a 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nÃvel de confiança do consumidor), passou de 114,3 pontos em novembro para 120,3 pontos em dezembro e atingiu "o maior nÃvel da série histórica iniciada em setembro de 2005", esclareceu a fundação, em comunicado.
A FGV informou que o resultado de dezembro foi influenciado por melhora na avaliação sobre a situação atual da economia, além de boas expectativas para os próximos meses. O ICC é dividido em dois indicadores: o ISA (Ãndice de Situação Atual), que subiu 9,3% em dezembro, em comparação com a elevação de 4,3% em novembro; e o IE (Ãndice de Expectativas), que teve aumento de 3,3% em dezembro, ante queda de 0,2% em novembro. Os dois Ãndices atingiram recordes históricos, no mês de dezembro. No caso do ISA, o Ãndice passou de 111,3 pontos em novembro para 121,7 pontos em dezembro. Já o IE subiu de 115,9 pontos para 119,7 pontos, no mesmo perÃodo.
Ainda segundo a fundação, no acumulado em 12 meses, os dois sub-Ãndices do ICC apresentam variações positivas, com alta de 13,6% para o indicador de situação atual; e aumento de 4,9% para o de expectativas. O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicÃlios, em sete capitais, e as entrevistas foram realizadas entre os dias 30 de novembro e 19 de dezembro.