Objetivo do programa é apoiar a retomada econômica das cidades
Kelly Ventorim/Semagro
Onze municípios do Estado firmaram parceria com o Sebrae para a execução do programa Cidade Empreendedora em solenidade, realizada em Campo Grande, nesta segunda-feira. Uma destas cidades foi Jardim e a prefeita Clediane Areco Matzenbacher esteve presente no evento.
A iniciativa busca transformar a realidade local, apoiando a retomada econômica das cidades participantes a partir do desenvolvimento de diferenciais competitivos como a área de comércio e serviços, agricultura familiar, turismo e inovação. O evento foi aberto pela fala do titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.
“O objetivo de muitos prefeitos é buscar novos empreendimentos para gerar empregos nos municípios. Um de nossos pontos fundamentais com o Cidade Empreendedora é mostrar que Mato Grosso do Sul tem um ambiente de negócios favorável, a somatória dos 21 municípios que aderiram ao programa irá criar um ambiente melhor para fazer investimentos. Já os empresários necessitam de uma estrutura desburocratizada, para que possam implantar as suas atividades. Queremos que ao final deste ciclo, consigamos ter benefícios diretos para os pequenos negócios, e que o setor público seja visto como desburocratizado”, pontuou Jaime.
A cerimônia também contou com a presença da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que ressaltou o protagonismo das prefeituras ao aderirem à iniciativa. “Nós temos que nos reinventar, cuidar dos empreendedores, criar um modelo, e hoje, estes 11 prefeitos vão sair na frente”, ressaltou a ministra.
Durante a solenidade, os gestores das cidades inscritas no Cidade Empreendedora assinaram os contratos para o início dos trabalhos. Estiveram presentes Clediane Areco Matzenbacher, prefeita de Jardim; Manoel Nery, prefeito de Camapuã; Toninho da Cofap, prefeito de Inocência; Edson Rodrigues Nogueira, prefeito de Jaraguari; Marcos Calderan, prefeito de Maracaju; José Paleari, prefeito de Nova Alvorada do Sul; José Gilberto Garcia, prefeito de Nova Andradina; João Alfredo Danieze, prefeito de Ribas do Rio Pardo; Réus Fornari, vice-prefeito de Rio Verde de Mato Grosso; Enelto Ramos da Silva, prefeito de Sonora; e Henrique Wancura Budke, prefeito de Terenos.
A partir da contratação do Cidade Empreendedora, cada município vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para a cidade com ações e práticas voltadas ao fomento da geração de emprego, renda e oportunidades de negócios.
(informações da Semagro)
Economia
Sistema ficou fora do ar, mas está sendo normalizado
Luto
O velório acontece na Pax Universal de Aquidauana desde às 11h
Voltar ao topo