28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Jovem Embaixadora aquidauanense divulga o Pantanal nos EUA

22 JAN 2008 - 10h05min
redação

A jovem embaixadora aquidauanense Laís Coelho da Silva Paiva, única estudante do estado de MS aprovada na seleção de estudantes de 2007 para realizar um intercâmbio e visita cultural nos Estados Unidos, embarcou de São Paulo para o seu destino no último dia 11 e descreve ao site O Pantaneiro, como foram os primeiros dias de sua viagem.


Em visita ilustre à primeira dama americana Laura Bush, realizada nas dependências da Casa Branca em Washington DC, Laís pode divulgar informações sobre o seu país, estado, cidade, escola e até mesmo sobre sua vida familiar. Os costumes, hábitos e as riquezas culturais da maior planície alagada do mundo - o Pantanal - também foram minuciosamente valorizadas pela estudante em suas apresentações na Casa Branca e para estudantes durante os encontros em diversas escolas públicas do país.


Apesar das grandes novidades que estão encantando a aquidauanense, o clima norte americano está se destacando para Laís, haja vista que a estudante está enfrentando o inverno do hemisfério norte. "Está fazendo muito frio, mas ainda não está caindo neve, infelizmente", afirmou, ansiosa para conhecer o fenômeno natural.


Após as primeiras reuniões formais nos EUA, a estudante sul-mato-grossense já convive hoje com sua família hospedeira na cidade de Tulsan, Oklahoma, onde deverá permanecer até os próximos dias de retorno para o Brasil, que está previsto para o final deste mês. Durante este período, Laís visitará museus, teatros, escolas, além de participar de shows e programações organizadas pela família hospedeira, pela embaixada americana juntamente com o prefeito e governador do estado.


Laís Paiva foi aprovada pela Embaixada dos Estados Unidos em outubro do ano passado após concorrer com outros 42 estudantes de Mato Grosso do Sul a uma vaga do programa Jovens Embaixadores. Aluna do 3° ano da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, Laís tentou por outras duas vezes sem sucesso ganhar o concurso. "Tentei outras vezes, mas ainda não estava preparada. Desta vez, consegui, e acredito que muitas portas se abrirão em minha vida", comentou a estudante no ano passado, durante visita ao governador André Puccinelli.


A seleção para o concurso é aberta a todos os alunos de Escolas Públicas, e os mesmos devem preencher alguns pré-requisitos, tais como: bom desempenho escolar, ter bom conhecimento da língua inglesa falada e escrita, ser flexível, ter baixa renda e ainda participar de projetos voluntários na comunidade. Laís desenvolve, em Aquidauana, dois projetos: "Maneiras divertidas para aprender inglês", onde leciona a língua inglesa para 30 alunos do 5° do ensino fundamental da escola onde estuda, e o projeto "Terapia do riso", através do qual realiza atividades lúdicas em um hospital da cidade.


O sucesso de Laís nos EUA é sem dúvida um grande orgulho para os familiares e professores da estudante em Aquidauana. Para a professora de Língua Inglesa e orientadora, Cândida, que acompanhou todo o processo de seleção da estudante, o orgulho é ainda maior. "Com a aprovação de Laís posso ainda acreditar e mostrar aos demais que não podemos desacreditar no ensino público e jamais desistir de nossos alunos", defendeu.


Em nome da estudante, Cândida agradece a alguns dos patrocinadores da viagem de Laís como Fauzi Suleiman, Simasul  e ao Sr. Rodney Rabello, Associação Comercial de Aquidauana,  Câmara dos Vereadores, principalmente ao Terly Garcia e Dulfles, Felipe Orro, Geyse Ortega e esposo e ao Jornal O Pantaneiro e outros meios de comunicação. O agradecimento se estende também aos amigos da Laís, além de familiares e irmãos de Igreja pelo apoio durante a temporada de preparo de material e arrecadação de fundos para a concretização dos documentos.  "Somente Deus para retribuir o que fizeram para que este projeto desse certo e obtivesse sucesso. Agradecemos do fundo do coração e temos a certeza de que Deus esta preparando algo especial e muitas vitórias na vida de vocês", finalizou a orientadora.


O Programa Jovens Embaixadores é resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado de Educação e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e visa aprimorar os conhecimentos da língua inglesa dos participantes oferecendo uma viagem aos EUA, onde terão oportunidade de trocar experiências com alunos das escolas norte-americanas, fortalecendo os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre os Estados Unidos e o Brasil.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Idoso é encontrado debilitado e desnutrido em casa em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 18 anos participa de competição nacional de melhor barbeiro

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Geral

Após 55 dias internado por conta da Covid-19, seu Oto recebe alta e se recupera junto da família

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Vitor Maksoud - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 499 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2422
Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Pousadas

Fazenda 23 de Março

Acesso por Miranda ou Taunay, ------ ------- - 79002-364 Aquidauana/MS (67)321-4737 / 9997- www.fazenda23demarco.com.br
Ver Mais
Fale com a redação