A jovem embaixadora aquidauanense LaÃs Coelho da Silva Paiva, única estudante do estado de MS aprovada na seleção de estudantes de 2007 para realizar um intercâmbio e visita cultural nos Estados Unidos, embarcou de São Paulo para o seu destino no último dia 11 e descreve ao site O Pantaneiro, como foram os primeiros dias de sua viagem.
Em visita ilustre à primeira dama americana Laura Bush, realizada nas dependências da Casa Branca em Washington DC, LaÃs pode divulgar informações sobre o seu paÃs, estado, cidade, escola e até mesmo sobre sua vida familiar. Os costumes, hábitos e as riquezas culturais da maior planÃcie alagada do mundo - o Pantanal - também foram minuciosamente valorizadas pela estudante em suas apresentações na Casa Branca e para estudantes durante os encontros em diversas escolas públicas do paÃs.
Apesar das grandes novidades que estão encantando a aquidauanense, o clima norte americano está se destacando para LaÃs, haja vista que a estudante está enfrentando o inverno do hemisfério norte. "Está fazendo muito frio, mas ainda não está caindo neve, infelizmente", afirmou, ansiosa para conhecer o fenômeno natural.
Após as primeiras reuniões formais nos EUA, a estudante sul-mato-grossense já convive hoje com sua famÃlia hospedeira na cidade de Tulsan, Oklahoma, onde deverá permanecer até os próximos dias de retorno para o Brasil, que está previsto para o final deste mês. Durante este perÃodo, LaÃs visitará museus, teatros, escolas, além de participar de shows e programações organizadas pela famÃlia hospedeira, pela embaixada americana juntamente com o prefeito e governador do estado.
LaÃs Paiva foi aprovada pela Embaixada dos Estados Unidos em outubro do ano passado após concorrer com outros 42 estudantes de Mato Grosso do Sul a uma vaga do programa Jovens Embaixadores. Aluna do 3° ano da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, LaÃs tentou por outras duas vezes sem sucesso ganhar o concurso. "Tentei outras vezes, mas ainda não estava preparada. Desta vez, consegui, e acredito que muitas portas se abrirão em minha vida", comentou a estudante no ano passado, durante visita ao governador André Puccinelli.
A seleção para o concurso é aberta a todos os alunos de Escolas Públicas, e os mesmos devem preencher alguns pré-requisitos, tais como: bom desempenho escolar, ter bom conhecimento da lÃngua inglesa falada e escrita, ser flexÃvel, ter baixa renda e ainda participar de projetos voluntários na comunidade. LaÃs desenvolve, em Aquidauana, dois projetos: "Maneiras divertidas para aprender inglês", onde leciona a lÃngua inglesa para 30 alunos do 5° do ensino fundamental da escola onde estuda, e o projeto "Terapia do riso", através do qual realiza atividades lúdicas em um hospital da cidade.
O sucesso de LaÃs nos EUA é sem dúvida um grande orgulho para os familiares e professores da estudante em Aquidauana. Para a professora de LÃngua Inglesa e orientadora, Cândida, que acompanhou todo o processo de seleção da estudante, o orgulho é ainda maior. "Com a aprovação de LaÃs posso ainda acreditar e mostrar aos demais que não podemos desacreditar no ensino público e jamais desistir de nossos alunos", defendeu.
Em nome da estudante, Cândida agradece a alguns dos patrocinadores da viagem de LaÃs como Fauzi Suleiman, Simasul e ao Sr. Rodney Rabello, Associação Comercial de Aquidauana, Câmara dos Vereadores, principalmente ao Terly Garcia e Dulfles, Felipe Orro, Geyse Ortega e esposo e ao Jornal O Pantaneiro e outros meios de comunicação. O agradecimento se estende também aos amigos da LaÃs, além de familiares e irmãos de Igreja pelo apoio durante a temporada de preparo de material e arrecadação de fundos para a concretização dos documentos. "Somente Deus para retribuir o que fizeram para que este projeto desse certo e obtivesse sucesso. Agradecemos do fundo do coração e temos a certeza de que Deus esta preparando algo especial e muitas vitórias na vida de vocês", finalizou a orientadora.
O Programa Jovens Embaixadores é resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado de Educação e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e visa aprimorar os conhecimentos da lÃngua inglesa dos participantes oferecendo uma viagem aos EUA, onde terão oportunidade de trocar experiências com alunos das escolas norte-americanas, fortalecendo os vÃnculos de amizade, respeito e colaboração entre os Estados Unidos e o Brasil.