24 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Licitação para pavimentar a BR-419 sai até fim deste ano; distância entre Aquidauana e Rio Verde será encurtada em 150 KM

Rodovia estabelece uma nova rota de escoamento da produção agrícola oriunda de Mato Grosso e do Norte de Mato Grosso do Sul

5 JUL 2013 - 09h05min
redação
A licitação que vai escolher as empresas que executarão uma das mais ambiciosas obras de pavimentação no Estado, a BR-419, deve ser feita até o fim do ano. Segundo o deputado estadual Felipe Orro (PDT), que participou de uma audiência pública ontem (3) em Rio Negro, uma das cidades cortadas pela BR-419, o secretário de Obras Edson Giroto garantiu que a licitação sai até o fim do ano para começar a obra em 2014. 
 
Pelas características do terreno e a região que corta, a BR-419 exigirá um montante elevado de recursos para ser pavimentada. O valor estimado é de R$ 391 milhões. Estão previstos a construção de túneis para travessia de animais e alambrados nesses trechos, acostamento em toda extensão e pista com categoria no padrão 1, onde os veículos podem trafegar na velocidade de 100 quilômetros por ora.
 
O governo quer dividir a obra em quatro frentes, cabendo uma frente a cada empreiteira, para acelerar a conclusão. A primeira frente compreende o trecho de Rio Verde a Rio Negro, a segunda, de Rio Negro à localidade de Santana, a terceira de Santana ao Taboco e a quarta, do Taboco até Aquidauana. Só o projeto executivo da obra custou R$ 10 milhões e foi bancado integralmente pelo governo do Estado. A União exige o projeto executivo, que traz todos os detalhamentos, para injetar recursos federais.
 
A BR-419 interliga a região Norte com a região Oeste do Estado, encurtando em 150 quilômetros a distância por via pavimentada entre Aquidauana e Rio Verde, e estabelece uma nova rota de escoamento da produção agrícola oriunda de Mato Grosso e do Norte de Mato Grosso do Sul via portos de Corumbá e Porto Murtinho. Também é importante peça na integração rodo-ferroviária entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, um ambicioso projeto de logística do governo federal para abrir caminho ao mercado asiático pelo Pacífico, o que encurta em 7 mil quilômetros a distância atual percorrida pelos navios.
 
?Como pantaneiro, como representante dessa região, sonho e luto por essa obra desde que fui vereador em Aquidauana, na década de 90. Lembro que falava sobre isso com o ex-governador Fragelli. Ele fez a elevação do leito da rodovia e já dizia, naquela época, que sem recurso federal a obra era impossível de ser feita. Agora temos a garantia dos recursos federais feita pela presidente Dilma e toda boa vontade do governador André e do secretário de Obras Edson Giroto para executar a obra. É um momento especial que vive nosso povo, essa obra é a redenção econômica da região pantaneira?, completa Felipe Orro.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Empresário atira após discussão com gerente de loja no centro de Aquidauana e acaba preso

2
Aquidauana

Ao lado da avó de 77 anos e amigas, Isabela comemorou aniversário em pesca noturna

3
Policial

Jovem volta para almoçar e descobre que casa foi arrombada e furtada

4
Policial

PRF prende em Anastácio trio que tentava chegar à fronteira com carro roubado

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O SONHO DO LÍDER É AGITADO"

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Farmácias e Drogarias

Farmácia Drogana

Rua Estevão Alves Correa, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2658
Advocacia

Mário Nelson Lima Paiva

XV de Agosto, 1639 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2571 / Res
Ver Mais
Supermercado Siriema
Fale com a redação