16 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Veja o vídeo

Lobinho quase rouba janta de onça, mas "Atrevida" leva a melhor

Flagrante da imagem foi feito por armadilha fotográfica; bezerro abatido era comida de felino, mas também virou "lanchinho da noite" por lobo guará

21 SET 2021 - 09h07min
Raul Delvizio

Como é bem inusitada de ser, a natureza selvagem surpreende quando o assunto são cenas nunca antes vistas. E num desses flagras aconteceu bem no nosso "quintal" pantaneiro.

View Energy - Setembro21_09

A onça apelidada de "Atrevida" abateu na semana passada dois bezerros na região do Pantanal Sul. Até aí tudo bem. O curioso, entretanto, foi ver um lobo guará aproveitar a "mesa posta" da felina, tentando filar parte da janta.

Para a "sorte" de ambos os animais, Atrevida voltou ao local cerca de 10 minutos depois – nisso o canídeo já tinha "metido o pé". Melhor preserva a vida do que o "lanchinho noturno", não é mesmo?

Veja o vídeo abaixo:

O registro acima foi feito no dia 13 de setembro. Flagras como esse agora são mais frequentes graças ao uso de câmeras armadilhas (trap cameras) colocadas na mata. Quem explica isso é o guia de turismo Elias Tanus, 44 anos.

Conhecido pelo apelido de "Jaguarman" (homem onça, em tradução literal do inglês), ele teve sua trajetória repleta de aventuras compartilhada pelo O Pantaneiro no início do mês.

"A partir do momento que eu soube que uma dupla de bezerros haviam sido mortos na fazenda, eu instalei a câmera trap para tentar um registro surpresa. Sabia que dali sairia coisa boa", conta.

Registo de Elias Tanus ao lado de peão da Fazenda São João no local onde foi instalada a câmera trap para o flagra.

Além de conhecer de perto o comportamento das onças, Elias é um especialista em caçá-las apenas no intuito de observação. Assim sendo, batizou a felina em questão de Atrevida pelo jeitão "destemido" – como bem deve ser da rainha do Pantanal.

A onça – que já é mamãe de dois filhotes de aproximadamente 1 ano e meio – tem aparecido na Fazenda São João desde 2019. A pousada fica na Estrada Parque Pantanal e por lá o guia de turismo descreve: "ela tem feito o que faz melhor, que é caçar seu próprio alimento de maneira expontânea".

"Fiquei feliz em saber que ela está transitando nos fundos da fazenda com saúde e naturalidade. Para a Atrevida, o melhor 'sushi' é o de boi, capivara, jacaré", brinca o pantaneiro de corpo e alma.

Essa foi a primeira que Elias "pegou de vez" Atrevida em vídeo. Antes, os encontros só haviam sido presenciais, na natureza, com a distância de segurança entre os dois.

Acompanhemento – Santuário sem cercas, a fazenda é considerada uma das pioneiras no ecoturismo do bioma pantaneiro. Os 3 mil hectares da propriedade servem de "corredor" para os felinos, que transitam a região entre os rios Miranda e Paraguai. Por lá, já foram catalogadas seis onças-pintadas residentes.

João Venturini é o dono da fazenda que não lastima as perdas do seu rebanho, afinal seus "gatinhos" são os verdadeiros reis. Não é à toa que uma parceira da WWF Brasil (World Wide Fund for Nature) foi firmada, além de com outras instituições que também atuam para a conservação do Pantanal.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Temporal em Aquidauana derruba árvores, estruturas e assusta moradores

2
Policial

Funcionário é pego tentando furtar picanhas tipo exportação de frigorífico

3
Aquidauana

Camionete de médico aquidauanense é atingida por árvore durante temporal

4
Geral

Embarcação com 21 pessoas naufraga no Rio Paraguai

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min16 max24

Aquidauana

Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.
min16 max24

Anastácio

Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Sei...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro do Dinho

Distrito de Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99121345
Pizzarias

Pizza Jóia

Av. Dr. Sabino, 272 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2002
Pousadas

Pousada Campo Lourdes

Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco, - Anastácio/MS (67) 3026-5786 www.campolourdes.com.br
Ver Mais
Supermercado Seriema - 16 de Outubro_1
2
Entre em nosso grupo