A maioria dos consumidores de Campo Grande deve usar o 13º salário para pagar dÃvidas e as contas de começo de ano, como IPTU e IPVA. Pesquisa realizada pela Uniderp, com uma amostragem de 400 consumidores, entre os dias 26 e 30 de novembro, revelou que 53% dos entrevistados disseram que o dinheiro já está comprometido com contas. Outros 20% responderam que usarão o dinheiro para as compras de Natal e 16% utilizarão para outros usos de lazer ou aquisição de bens duráveis, como são os casos de veÃculos e eletrodomésticos.
Disseram que vão às compras 58% dos entrevistados e o valor médio do presente é de R$ 150, ou seja, 41,4% maior do que o indicado no ano passado. Porém, 66% dos consumidores realizarão compras com valores inferiores a R$150 e 19% indicaram como limite de gasto R$ 50,00.
"A pesquisa indicou um aumento do valor das compras e isso pode estar relacionado à s melhores condições do cenário econômico brasileiro e do sul-mato-grossense, à inflação controlada, à disponibilidade de crédito, ao aumento da massa salarial e à diminuição de alguns preços relativos para os produtos eletrônicos e eletrodomésticos", comenta o coordenador do NEPES (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais da Uniderp) Celso Correia de Souza. A pesquisa tem um nÃvel de confiança de 95%.
Ãltima hora - Mais uma vez os consumidores devem fazer compras de última hora, conforme mostrou a pesquisa. Dos que vão à s compras 43,7% o farão nos últimos 10 dias que antecedem o Natal, e 26,4% dizem que irão à s compras na véspera do Natal. "Pode haver problemas de atendimentos nas lojas, afetando negativamente o nÃvel de satisfação dos consumidores", ressalta o coordenador da pesquisa, José Francisco dos Reis Neto.
A forma preferencial para pagamento da compra dos presentes é à vista em dinheiro, em cheque ou com cartão de débito, opções indicadas por 72% dos consumidores. Mãe, pai e filhos somam 58% das preferências dos compradores como pessoas que serão presenteadas. Namoradas, sobrinhos, esposas, avós e demais parentes também são indicados em mais de 33% como candidatas a receber presentes de Natal.
Os presentes preferidos para quem vai dar são roupas (29%), brinquedos (14%), acessórios (12%), calçados (12%) e perfumaria (6%). Também, escolhem celulares (4%), eletrônicos (3%) e eletrodomésticos (2%). Na área de áudio-visual escolhem DVD (2%), CD (1,5%) e livros (1,3%). Já quanto perguntados sobre o que gostariam de ganhar neste Natal, os presentes preferidos foram: roupas (18%), celular (11%), calçados (10%), viagem (8%) e perfumes (7%), como os mais preferidos entre todas as opções.
Local de compra - As lojas do centro são preferência de 71% dos entrevistados e 23% preferem o Shopping Campo Grande. Lojas dos bairros, supermercados e outras foram indicados pelos demais compradores. A escolha das lojas do centro da cidade, sob a percepção do consumidor, está associada aos fatores da forma de pagamento (20,4%), da promoção (42,5%) e do desconto no preço (52,5%). Já o Shopping Campo Grande está relacionado pelos compradores, pelas dimensões da marca do produto (32,2%), localização da loja (28,2%) e nome da loja (18,6%).
A pesquisa também indica que o campo-grandense tem uma relação afetiva com as festas natalinas, pois para eles o Natal representa paz (32%), amor (23%), harmonia (15%) e religião (12%), com o espÃrito natalino associado à reunião familiar (52%), ceia natalina (15%) e Papai Noel (8%). "As esperanças do final do ano são renovadas, pois mais de 63% dos entrevistados disseram que financeiramente o ano 2007 foi melhor do que 2006. Isto é reforçado na esperança de um ano melhor em 2008, quando indicam a sua pretensão em adquirir bens duráveis. Os campo-grandenses indicam como prioridades de consumo para 2008 a compra ou troca de carro (19%), a reforma da sua casa (15%), a compra ou a troca da sua casa (13%), ou a compra de computador (9%). Também indicam a intenção de fazer uma viagem (11%), pagar a faculdade (9%) e outras diversas prioridades que somam os demais 24%", conclui Reis.