01 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Mais de 30 obras de saneamento básico são realizadas no MS

8 OUT 2007 - 13h31min
ms notícias

O governo do Estado chega em outubro, mês da comemoração dos 30 anos de Mato Grosso do Sul, com a conclusão de seis obras de sistema de abastecimento de água e duas de sistema de esgotamento sanitário. Outras 21 obras estão em andamento, sendo 19 de esgotamento sanitário e duas de abastecimento de água, que também conta com mais três projetos programados.


Em Bonito, uma das cidades mais importantes no setor turístico do Estado, o governo está na segunda etapa da implantação de um dos sistemas de esgotamento sanitário mais modernos do País. Bonito é o primeiro município de Mato Grosso do Sul - e um dos poucos brasileiros - a contar com coleta e tratamento total do esgoto domiciliar. Foram investidos na construção mais de R$ 7 milhões, com 10% de contrapartida do governo do Estado. Segundo o governador André Puccinelli, esta obra reflete em melhorias no contexto social e ambiental. "A obra garante o acesso ao saneamento básico a toda a população. Isto se reflete na saúde, no bem estar geral, na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável de Bonito. Este também é um investimento que coloca o município entre os poucos do Brasil que coletam e tratam 100% o esgoto", afirmou.


Também foram concluídos o sistema de abastecimento de água em Angélica, com um reservatório elevado com capacidade para 50 m3 de água, e a implantação de 697 m de rede de distribuição de água e 117 ligações domiciliares em Anastácio. Já em Coxim foram concluídas as obras de impermeabilização dos reservatórios elevados de água e de complementação da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário do município.


Em Corumbá, projetos para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário - Estação de Tratamento de Esgoto ETE Olário - foram concluídos e inseridos nos recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal. Na capital do Pantanal, o governo do Estado está investindo quase R$ 2 mi para a execução de obras para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, com a implantação de 4.670 m de rede coletora e interceptador de esgoto sanitário de 231 ligações domiciliares, bem como a construção de uma estação elevatória de 140 m3/h e linha de recalque de 400 m, inclusive a realização de trabalhos sociais.


Investir na qualidade do sistema de esgoto e de água em Mato Grosso do Sul é uma das prioridades do governo do Estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 52% dos municípios e 33,5% dos domicílios têm serviço de coleta de esgoto. O índice de tratamento do esgoto coletado é ainda mais baixo. Em volume, no País, diariamente, 14,5 milhões m³ de esgoto são coletados, sendo que 5,1 milhões m³ são tratados. O Sudeste é a região que tem a maior proporção de municípios com esgoto coletado e tratado (33,1%), seguido do Sul (21,7%), Nordeste (13,3%), Centro-Oeste (12,3%) e Norte (3,6%). O governo quer reverter essa estatística com obras e investimentos nos municípios, proporcionando o desenvolvimento local e preservando o meio ambiente.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Motociclista vítima de acidente em Anastácio morre no Hospital Regional

2
Geral

Vítima fatal de acidente de trânsito em Anastácio sonhava com carreira militar

3
Geral

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

4
Policial

Motociclista de 34 anos morreu depois colidir com animal a caminho de Bonito

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Para...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Médicos

Jose de Arruda Fialho - Pediatra

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo