Total de contestações passa de 3 milhões em todo o país
Antônio Cruz
Em apenas duas semanas de atendimento presencial, mais de 488 mil aposentados e pensionistas compareceram a agências dos Correios em todo o país para contestar descontos irregulares em seus benefícios previdenciários. A medida foi implementada no dia 30 de maio, com o objetivo de atender especialmente aqueles que têm dificuldades de acesso à internet e aos canais digitais do INSS.
Segundo o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, o número é expressivo e reforça a importância de um atendimento mais próximo e acessível. “É um atendimento humanizado, olho no olho, em que a pessoa se sente segura”, afirmou durante visita à agência central dos Correios em São Paulo, nesta sexta-feira (13).
A aposentada Maria Alves de Oliveira, de 83 anos, é um exemplo. Sem acesso à internet, ela aproveitou uma ida ao centro da cidade para buscar informações. “Vim para saber se teve desconto. Não percebi nada, mas vim por desencargo de consciência. Isso tudo é muito desumano”, desabafou.
Até o momento, mais de 3,1 milhões de contestações foram registradas em todo o país, incluindo as feitas por aplicativo, site e telefone. Desses casos, 512 mil já foram respondidos pelas instituições, que alegam ter documentação que comprova autorização dos descontos. Outros 100 mil trâmites seguem na Justiça, enquanto o restante ainda está em análise.
De acordo com Waller, caso todas as contestações sejam confirmadas como fraudes, o prejuízo pode chegar a R$ 1,8 bilhão – ou R$ 2,12 bilhões com correção. “Identificamos que muitos dos descontos partiram de instituições fantasmas criadas entre 2020 e 2021. Elas operaram por dois anos e aplicaram descontos abaixo da média para não chamar atenção”, explicou.
O governo já conseguiu o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens de entidades suspeitas, com o objetivo de garantir o ressarcimento dos valores. No entanto, ainda não há previsão oficial para os reembolsos.
O atendimento presencial é gratuito e pode ser feito em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o Brasil. Basta apresentar um documento oficial com foto. Quem não puder comparecer pessoalmente deve nomear um representante legal com procuração autenticada, válida apenas para consulta.
A partir da próxima segunda-feira (16), quem registrou a contestação há mais de 15 dias úteis poderá retornar às agências para consultar a resposta da instituição responsável pelo desconto.
O INSS reforça que nenhum funcionário está autorizado a realizar esse serviço em domicílio. As únicas formas de atendimento continuam sendo o aplicativo e site Meu INSS, a Central 135 ou o atendimento nas agências dos Correios.
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