29 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Mapa divulga cronograma para 2ª etapa da vacinação contra aftosa no País

5 OUT 2007 - 07h51min
notícias ms
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com os órgãos Estaduais de defesa Sanitária Animal, divulgou nesta tarde o cronograma da 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no País. As vacinações para imunização começam em outubro, mas no Mato Grosso do Sul o calendário previsto terá início em novembro.
 
Segundo o Ministério da Agricultura, para imunizar o rebanho bovino e bubalino brasileiro de 201.417 milhões de cabeças, a previsão é que sejam aplicadas 395 milhões de doses da vacina em 2007. Neste mês, os bovinos e bubalinos dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima deverão ser vacinados.
 
Em novembro, os estados que realizarão a segunda etapa da campanha são: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
 
O único estado que não vacina seus rebanhos é Santa Catarina, hoje reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa sem vacinação.
 
Novas Diretrizes
O Mapa também destacou a publicação realizada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), da Instrução Normativa nº 44, que estabelece as diretrizes gerais para a erradicação e prevenção da febre aftosa. E entre elas, as ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.
 
O objetivo do programa é erradicar a doença em todo o território nacional e manter esta condição, apoiando-se num sistema de vigilância sanitária, na manutenção das estruturas do serviço veterinário oficial e na participação da comunidade.
 
A IN 44/07 revoga diversas normativas sobre o assunto e incorpora as definições e conceitos de acordo com as normativas internacionais, principalmente quanto ao Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE.
 
Entre as estratégias desenvolvidas pelo programa, destacam-se a modernização do sistema de vigilância epidemiológica, o controle da movimentação de animais, produtos e subprodutos e controle dos procedimentos de produção, comercialização e aplicação da vacina.
 
Animais suscetíveis
A Instrução Normativa define como suscetíveis à doença: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, ruminantes silvestres e outros onde a infecção foi demonstrada cientificamente.
 
Vacinas
Só podem ser comercializadas e utilizadas no País as vacinas registradas e controladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O produtor é responsável pela vacinação, mas cabe ao governo orientar e fiscalizá-la.
 
Exportação
O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo. No ano passado, as exportações de carnes (para mais de 164 países) geraram U$ 8,3 bilhões. O controle sanitário dos rebanhos é condição fundamental para o País continuar exportando e abastecendo o mercado interno.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PMA sai para capturar gambá e acaba salvando vida jovem na ponte do rio Aquidauana

2
Saúde

Criança de 5 anos morre e é vítima mais jovem do coronavírus em MS

3
Policial

Homem é assassinado em fazenda de Jardim e PM apreende armas no local

4
Policial

Paciente com HIV ameaça "jogar sangue" para contaminar funcionários de hospital

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
min22 max28

Anastácio

Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"FELICIDADE CLANDESTINA"

Rosildo Barcellos

Furacão na Botocúndia

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Pólo Pantaneira

Fazenda Taboco, Fazenda Taboco - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Transportes

NORTON TRANSPORTE ESCOLAR, FRETAMENTO E TURISMO

Rua Estevão Alves Corrêa, 1561 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 7444 / 991
Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Ver Mais
Fale com a redação