23 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Mapa divulga cronograma para 2ª etapa da vacinação contra aftosa no País

5 OUT 2007 - 07h51min
notícias ms
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com os órgãos Estaduais de defesa Sanitária Animal, divulgou nesta tarde o cronograma da 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no País. As vacinações para imunização começam em outubro, mas no Mato Grosso do Sul o calendário previsto terá início em novembro.
 
Segundo o Ministério da Agricultura, para imunizar o rebanho bovino e bubalino brasileiro de 201.417 milhões de cabeças, a previsão é que sejam aplicadas 395 milhões de doses da vacina em 2007. Neste mês, os bovinos e bubalinos dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima deverão ser vacinados.
 
Em novembro, os estados que realizarão a segunda etapa da campanha são: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
 
O único estado que não vacina seus rebanhos é Santa Catarina, hoje reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa sem vacinação.
 
Novas Diretrizes
O Mapa também destacou a publicação realizada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), da Instrução Normativa nº 44, que estabelece as diretrizes gerais para a erradicação e prevenção da febre aftosa. E entre elas, as ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.
 
O objetivo do programa é erradicar a doença em todo o território nacional e manter esta condição, apoiando-se num sistema de vigilância sanitária, na manutenção das estruturas do serviço veterinário oficial e na participação da comunidade.
 
A IN 44/07 revoga diversas normativas sobre o assunto e incorpora as definições e conceitos de acordo com as normativas internacionais, principalmente quanto ao Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE.
 
Entre as estratégias desenvolvidas pelo programa, destacam-se a modernização do sistema de vigilância epidemiológica, o controle da movimentação de animais, produtos e subprodutos e controle dos procedimentos de produção, comercialização e aplicação da vacina.
 
Animais suscetíveis
A Instrução Normativa define como suscetíveis à doença: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, ruminantes silvestres e outros onde a infecção foi demonstrada cientificamente.
 
Vacinas
Só podem ser comercializadas e utilizadas no País as vacinas registradas e controladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O produtor é responsável pela vacinação, mas cabe ao governo orientar e fiscalizá-la.
 
Exportação
O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo. No ano passado, as exportações de carnes (para mais de 164 países) geraram U$ 8,3 bilhões. O controle sanitário dos rebanhos é condição fundamental para o País continuar exportando e abastecendo o mercado interno.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Internado com coronavírus, diretor do Hospital Regional de Aquidauana é intubado

2
Aquidauana

Vídeo: Mulheres são resgatadas após acidente na curva da Morte em Camisão

3
Policial

Mulher pede ajuda para trocar pneu e cunhado tenta estuprá-la em Guia Lopes da Laguna

4
Policial

OAB publica nota de repúdio após agressão a mulher algemada em Batalhão da PM

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O MEU ESTADO CIVIL"

Valdemir Gomes

Uma...

Mazão Ramires

Responsabilidade intransferível

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Auracélia da Silva Marques Barbero

Rua 07 de Setembro, 1193 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665 / 998
Automóveis

Flip Car Veículos

Rua Theodoro Rondon, 456 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8189
Farmácias e Drogarias

Farmaláis

Rua Estevão Alves Corrêa, 2431 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7439
Ver Mais
Fale com a redação