21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Judiciário

Maracaju e Sidrolândia iniciam projeto-piloto de carta precatória eletrônica

9 FEV 2021 - 11h22min
TJMS

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) conta com uma nova funcionalidade que visa a eliminação de procedimentos. Trata-se da Carta Precatória Eletrônica entre comarcas do Poder Judiciário estadual, eliminando a necessidade de utilização de dois sistemas (o SAJ e o SCDPA) para cumprir os atos. O projeto-piloto teve início nesta segunda-feira (8) nas comarcas de Maracaju e Sidrolândia e a projeção é de que o novo formato gere uma redução de 80% do tempo gasto para executar o serviço.

Campanha Supermercado Atlântico_Segunda 02

Uma vez vencida a fase de testes, com previsão de 30 dias, a Carta Precatória Eletrônica deve começar a ser utilizada pelo restante das comarcas do Estado, de modo que tudo o que se referir a cumprimento de precatórias do Estado de MS seja feito no próprio sistema SAJ.

De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, César Castilho Marques, esta “é uma integração entre sistemas que visa facilitar as rotinas, estabelecendo uma comunicação direta num contexto de confiabilidade que o SAJ já proporciona dentro de Estado”. O magistrado cita também que esse aprimoramento do gerenciamento de cartas precatórias irá otimizar, racionalizar e facilitar o desenvolvimento do serviço, garantindo também uma prestação jurisdicional mais célere.

Numa expectativa com base na média dos três últimos anos (2018, 2019 e 2020), a redução de 80% do tempo gasto pelo servidor para cumprir o procedimento via Carta Precatória Eletrônica, pode atingir uma economia de R$ 1 milhão, com base no custo da hora trabalhada por um analista judicial, com salário inicial da carreira.

Ainda de acordo com o juiz, há outras ações nesse mesmo sentido em andamento no Poder Judiciário estadual, como a integração entre o sistema SAJ com o sistema SIGO das delegacias de polícia, que permite o envio dos inquéritos policiais eletronicamente. O projeto-piloto também está em andamento na comarca de Sidrolândia.

Saiba mais – Com a Carta Precatória Eletrônica, o deprecante emite a carta precatória que é automaticamente distribuída ao juiz deprecado, sendo que qualquer pedido de informação também será eletrônico, via sistema.

A distribuição automática entre juiz deprecante e deprecado pelo SAJ representa uma grande economia de tempo e serviço, isto porque no formato atual é preciso retirar as peças do SAJ, colocar no sistema SCDPA e, ao chegar a comarca de destino, é feito o download dos documentos, o cadastro no SAJ novamente, para então encaminhar para o cartório da vara onde o juiz cumprirá os atos, sendo que no retorno da precatória é feito todo o caminho inverso.

Nos três últimos anos, foram cadastradas no sistema SCDPA um total de 305.046 cartas precatórias, cujo tempo médio gasto em horas para realizar o serviço foi de 127.102 horas. Já na previsão no novo cenário, com a utilização da Carta Precatória Eletrônica no SAJ, o tempo gasto em horas cai para 25.421 horas de trabalho para concluir a mesma demanda, ou seja, uma redução de 101.681 horas de trabalho.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Relojeiro do Mercadão, Wilson morre em Aquidauana por complicações da covid-19

2
Aquidauana

Letalidade da covid em Aquidauana e Anastácio é maior que média estadual

3
Geral

Mega-Sena: um apostador ganha o prêmio de R$ 7 milhões

4
Policial

Motorista perde controle da direção e carro capota na BR-060

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Valdemir Gomes

Adeus...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Marly Russo

Rua Marli Russo, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4202
Camping

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Escola de Formação Profissional

PREPARA - Cursos Profissionalizantes

Rua Estevão Alves Corrêa, 1056 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-9300 www.preparacursos.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo