X
Geral

Mato Grosso do Sul quer instalar associação para produtores de soja

Fortalecimento do setor, através de participação nas políticas de desenvolvimento econômico do setor e nas negociações de endividamento dos produtores rurais. Esse é um dos objetivos da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), instalada em Mato Grosso. Na manha de hoje (10), representantes da associação mato-grossense estiveram em Campo Grande (MS) para elaboração do estatuto que deverá direcionar a instalação da associação em Mato Grosso do Sul.


"Em Mato Grosso a Aprosoja tem trabalhado junto aos sindicatos rurais para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Acreditando nessa experiência, a Federação de Agricultura e Pecuária de MS, está apoiando a instalação da associação em nosso Estado", declara Eduardo Riedel, vice-presidente da FAMASUL.


Para Riedel, além de auxiliar os produtore no fortalecimento das intermediações nas negociações com o governo, a associação "tem papel importante na análise de mercado do produto e incentivo na qualidade e a sustentabilidade na produção de soja", explica.


A associação também tem como objetivo estimular a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, orientar quanto à produção, comercialização e exportação da produção e facilitar na celebração de convênios e contratos com entidades públicas ou privadas. A explicação é do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Rui Prado, que é presidente da Aprosoja MT.


"A soja representa o maior percentual do Produto Interno Bruto (PIB), estando acima da carne. É o principal indicador econômico da balança comercial do país. Por isso entendemos o peso de uma associação como essa e lutamos, inclusive, pela instalação do Aprosoja Brasil, uma associação nacional que auxilie nasnegociações internacionais", analisa Rui Prado.


A Aprosoja MT está instalada em 18 municípios de Mato Grosso e divide sua atuação em sete comissões. Dentre elas está a comissão de crédito e endividamento, de desenvolvimento de mercado, de tributação e logística, de renda, entre outras.


Na reunião de hoje, lideranças, produtores e representantes de entidades ligadas ao agronegócio estiveram no auditório da FAMASUL para elaboração do estatuto da Associação em MS.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Rio Verde

Jovem morre após carro bater de frente com carreta e pegar fogo na BR-163

Rapaz de 18 anos perdeu o controle do veículo e colidiu com veículo pesado

Cidades

350 atletas participam da corrida da PMA

Chuva não espantou participantes da prova em Campo Grande

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo