25 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Matrículas na educação profissional da rede pública aumentaram 162%

19 NOV 2007 - 16h46min
terra

Resultados preliminares do EducaCenso, o censo escolar realizado através da internet pelo Ministério da Educação (MEC), aponta um crescimento de 162,3% no número de matrículas de 2006 para 2007 na educação profissional. Os resultados estão no site www.inep.gov.br .


A educação profissional registrou uma variação de 998 matrículas este ano em relação a 2007, nas redes públicas de ensino. Segundo Rose Lene Arakaki Damasceno, da Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (SED), o aumento é significativo. "Houve um aumento, pois foram ofertados os cursos profissionalizantes para administrativos das unidades escolares através do programa Prófuncionário, onde mais de 1000 funcionários estão sendo capacitados" pondera Rose Lene. A gestora acrescentou que haverá um aumento ainda maior em 2008, com a expansão dos cursos profissionalizantes no ensino regular e a implantação de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).


O Censo Escolar 2007 - pela primeira vez realizado através do EducaCenso - coleta, todos os anos, os dados sobre a educação básica nacional. Estas informações servem de base para a formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundeb, entre outros). Também são utilizados por outros ministérios, como Saúde e Esporte, por organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef, por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.
 
A partir da publicação, as redes têm 30 dias para fazer as correções necessárias. Os dados do Censo Escolar são a base para programas do governo como Fundeb, Campanha Nacional do Livro Didático e Merenda Escolar. Por determinação legal, os dados consolidados devem ser publicados até o final do ano.


O período de preenchimento, definido inicialmente para junho, julho e agosto, foi prorrogado por 30 dias para possibilitar informações de escolas que tivessem dificuldade. Foi determinado o dia 30 de maio como data de referência, pois nessa data problemas como dupla matrícula e mudança de escola, comuns no início do ano letivo, já estão solucionados.
notícias ms


 


 


 


 


 



Dagoberto já não exibe certeza de candidatura na Capital


O deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT) deixou claro pela primeira vez que poderá não disputar a prefeitura de Campo Grande no ano que vem, no caso de não conseguir viabilizar estrutura política para sua campanha eleitoral. "Tenho de me viabilizar politicamente. Preciso de tempo na TV. Vou disputar para poder ganhar. Não posso simplesmente ficar disputando eleição nessa altura da minha vida pública. Quero disputar para ganhar", declarou ele esta manhã, na FM Capital.


Embora enfrente divergência interna no próprio PDT, onde correliginários defendem abertamente apoio à reeleição do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), Dagoberto garente que esse problema não existe. "Não tem parte do PDT que não quer candidatura própria e parte que quer", disse ele, alegando que o que houve foi confusão de alguns e do prefeito Nelsinho Trad sobre a participação do vereador Jorge Martins na administração municipal. "Não tinha compromisso de que lá na frente o PDT não teria direito de lançar candidatura própria. O prefeito achava que o PDT era obrigado a ficar com ele. Não é", emendou.


Quanto à possibilidade de alinças que viabilizem sua candidatura a prefeito da Capital, Dagoberto disse que está "conversando muito com o PT", partido com o qual alega ter convivência muito boa. "O PT tem um programa social muito intenso. E isso tem de continuar. Temos de socorrer essas pessas e aí preciso dessa experiência do PT", ponderou.
ms notícias


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Saiba como Gracyanne Barbosa mantém o corpo sarado
    
Gracyanne Barbosa, noiva do cantor Belo, garante que não há segredos para se manter linda, pois toma apenas alguns cuidados com a saúde e beleza.


Os longos cabelos escuros recebem a cada 15 dias uma hidratação para garantir o brilho. Já a pele tem cuidado intensivo. "Como tenho pele oleosa sempre faço limpeza de pele e revitalização. E jamais durmo sem limpá-la", conta.


Diariamente, Gracyanne usa protetor solar fator 15 no rosto. Na praia, a mato-grossense passa bloqueador 60 em todo o corpo. Um truque que mantém sua boa forma é fazer carboxiterapia.


A morena faz musculação e treino aeróbico, aliás malhar é um ritual de beleza do qual ela não abre mão. "E alongamento eu faço todos os dias", afirma.


Aos 25 anos, Gracyanne se mostra disciplinada com a alimentação. Ela come regularmente de três em três horas e seu cardápio é composto, principalmente, de carboidrato, proteína e salada.


A dançarina afirma não querer fazer qualquer cirurgia corretiva. "Tinha vontade de colocar silicone nos seios e já implantei 300 ml, porque achei que ficaria mais proporcional já que sou toda grande", diz. A morena tem 1,75m, 101cm de quadril, 98cm de busto e cintura de 67cm.


Ela não se considera vaidosa, mas gosta de cuidar da saúde. E a bela se orgulha de sua barriguinha. "É a parte do meu corpo de que mais gosto, porque ela é bem sequinha", diz.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Renomado cabeleireiro, Rafael Cintra vem a Aquidauana ensinar suas técnicas

2
Policial

Para se vingar da ex, homem manda vídeo íntimo do casal às filhas

3
Bodoquena

Harpia, maior águia do país é flagrada caçando macaco em atrativo de Bodoquena MS

4
Geral

Apesar da previsão marcar mais chuvas para a região, rio Aquidauana continua baixando

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Ver Mais
Fale com a redação