03 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Ministério cogita aumentar preço do diesel com o avanço do biodiesel

8 OUT 2007 - 08h33min
midia max news

O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse ontem que dificuldades iniciais do programa nacional de biodiesel podem representar pequeno aumento do preço do diesel no início de 2008 para o consumidor final. Em sua avaliação, não faltará produto.


"No início do Proálcool o álcool também era mais caro que a gasolina. Com o biodiesel, pode ficar um pouco mais caro quando fizer a mistura, mas muito pouca coisa", afirmou. Segundo o ministro, parte desse aumento será custeada pela BR Distribuidora ou pela Petrobras, que vão pagar o valor maior na aquisição do produto. Por se tratarem de duas empresas públicas, significa dizer que o contribuinte pagará parte da conta indiretamente.


De acordo com o presidente da União Brasileira do Biodiesel, Odacir Klein, o preço do biodiesel hoje chega a ser 30% superior ao do diesel mineral, porque boa parte da produção nacional do biocombustível utiliza soja como matéria-prima. Por ser uma commodity, a soja é cotada internacionalmente e o crescimento da demanda asiática por alimentos aqueceu o seu mercado.


"O produtor de soja vai vender para quem paga melhor. A indústria do biodiesel vai ter que pagar mais, vai ter que pagar o mesmo preço que o comprador chinês", disse. A perspectiva de aumento foi confirmada pelo gerente-executivo da BR Distribuidora, Alcides Santoro. A alta é explicada pelo custo do biocombustível, que é até 25% maior que o do diesel. Atualmente, 95% da produção da BR já é feita com a mistura de 2%, e o aumento não foi repassado para as bombas. A diferença, segundo Santoro, "é absorvida" pela estatal.


A legislação atual estabelece que todo o óleo diesel comercializado no Brasil possua uma adição mínima e obrigatória de 2% de biodiesel a partir de 1º de janeiro de 2008. Na semana passada, o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) determinou a realização de quatro leilões para aquisição de biodiesel relativa a 3% do consumo nacional de diesel.


De acordo com Hubner, as empresas com capacidade instalada para a produção de biodiesel serão capazes de responder à demanda do B2 a partir de janeiro do ano que vem. Muitas delas já teriam matéria-prima e instalações prontas, aguardando os próximos leilões da ANP. "Os leilões desse ano eram autorizativos, serviram apenas como teste, para ver como estava a logística, a mistura. Era esperado que tivéssemos problemas com isso. A indústria sofreu alguns atrasos, não estava pronta, mas hoje os problemas foram resolvidos", disse.


A ANP já realizou quatro leilões para a compra de biodiesel, totalizando 840 milhões de litros do produto. De acordo com a assessoria da agência, apenas 261,6 milhões de litros foram entregues até o final de agosto. Segundo o ministro, porém, o volume chegaria próximo aos 400 milhões de litros.


Hubner afirmou que o governo decidiu verificar in loco se as empresas que receberam autorização da ANP para fabricar biodiesel tinham capacidade efetiva de entrega. " Está tudo funcionando adequadamente." Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostrou a falta de biodiesel necessário para atender a exigência legal de 2% no primeiro ano do programa, 2008. Ausência de matéria-prima, logística insuficiente, alto preço da soja no mercado internacional, entre outros motivos, justificam uma produção interna abaixo do necessário.


Embora o diretor do ministério Ricardo Dornelles tenha confirmado que o biodiesel contratado pela ANP não será totalmente entregue no prazo, Hubner disse possuir a sinalização do setor produtivo de que haverá combustível suficiente para atender a lei.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

2
Miranda

Médico de Miranda morre por complicações da Covid-19 na Capital

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Agente comunitária de Aquidauana é multada por envenenar árvore

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tenho...

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Cacimba de Pedras

Acesso por Miranda ou Taunay, - Aquidauana/MS (67) 3382-1555 / 998 www.cacimbadepedras.com.br
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Rotatória Conveniência

Av. Pantaneta, 420 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6271
Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo