X
Saúde

Ministério da Saúde quer CPF como número-chave de acesso ao SUS

Projeto deve ser apresentado até julho, segundo Alexandre Padilha

Lula Marques/Agência Brasil

O Ministério da Saúde pretende apresentar, em julho, um projeto para transformar o CPF no número-chave de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo ministro Alexandre Padilha, durante uma audiência na Câmara dos Deputados.

“Quero firmar um compromisso com esta comissão: vamos transformar o CPF no número-chave do SUS. Não é algo que se faz da noite para o dia, mas em julho vamos apresentar o plano”, declarou Padilha aos parlamentares, após responder a uma rodada de perguntas.

Ele relembrou que, em sua primeira gestão no ministério, entre 2011 e 2014, era comum um mesmo usuário possuir até cinco ou seis cartões do SUS, cada um com numeração diferente. “Na época, o DataSUS fez um trabalho importante de higienização, vinculando todos esses cartões a um único CPF”, explicou.

Segundo o ministro, mesmo que a pessoa tenha vários cartões, todos já estão atrelados ao seu CPF. No entanto, naquela época, a proposta de unificar o sistema esbarrava em um obstáculo: muitas crianças saíam da maternidade sem CPF. “Era uma grande trava. Mas felizmente, com uma política adotada no governo Dilma, isso mudou. Minha filha, por exemplo, nasceu em 2015 e já saiu da maternidade com CPF”, comentou.

Padilha destacou que hoje há um número significativo de crianças já registradas com CPF, o que viabiliza o avanço da proposta. “Aquilo que era o principal obstáculo foi superado. Agora, vamos montar esse plano”, afirmou.

O ministro também reconheceu que ainda existem desafios para alcançar algumas populações específicas, como pessoas em situação de rua, indígenas e imigrantes. “Mas esses são casos de exceção, dentro de um universo de mais de 200 milhões de usuários do SUS. É possível, sim, montar esse plano”, concluiu.

💬 Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:


🔗 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:


O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esporte

Paulo Zanin vence prova de motocross e representa Aquidauana no Estadual

Zanin já se prepara para a próxima disputa, marcada para o próximo domingo

Concurso

Concurso da Polícia Civil de MS passa a aceitar diploma de tecnólogo pela 1ª vez

A alteração foi aprovada pelo Conselho Superior da Polícia Civil

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo