X
Geral

Ministério vai liberar balanço final do Sisu na tarde desta quarta-feira

Expectativa da pasta ontem era de sobra de 6.000 vagas no sistema; número deve cair

O MEC (Ministério da Educação) vai liberar um balanço final do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no final da tarde desta quarta (17). Devem ser divulgados números oficiais sobre vagas que sobraram no sistema, entre outros.

A expectativa do ministério, ontem (16), era que cerca de 6.000 vagas ficariam ociosas no Sisu. Elas viriam a ser preenchidas por novas listas de espera, preparadas por cada uma das 51 faculdades e institutos de ensino federais que integram o sistema.

A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Sete universidades - incluindo a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) - foram mencionadas como locais onde haverá vagas remanescentes no Sisu.

A estimativa, no entanto, já estava desatualizada na tarde desta quarta e o número deve ser ainda menor até a divulgação oficial, afirma a assessoria de imprensa do MEC.

O valor desatualizado equivale a aproximadamente 12,6% do total de vagas (47,9 mil) oferecidas na primeira rodada do Sisu.

O ministério afirma que, como as intituições ainda estão enviando listas de aprovados, várias vagas que apareciam como ociosas na noite de terça-feira vão ser preenchidas:

- É um processo dinâmico, estamos atualizando os dados.

Unifesp

A pasta confirmou que haverá sobra de vagas na Unifesp, mas negou que seja um terço do total ofertado, como disse o jornal.

O problema de sobra de vagas atinge principalmente carreiras de pouca procura, licenciaturas (tipos de graduação que formam professores) e cursos que vão começar só no segundo semestre.

O perfil dos alunos não vai mudar com a convocação pelas listas de espera, na avaliação do MEC:

- A Fuvest [fundação que aplica o vestibular da USP] e a Unicamp [Universidade Estadual de Campinas] fazem várias chamadas, e a qualidade dos estudantes que entram não diminui. Não tem por quê acreditar [nisso].

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Ex-vereador Juliano de Palmeiras anuncia pré-candidatura em Dois Irmãos Do Buriti

Candidato manteve a candidatura pelo PSDB

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

Recuo de passagens aéreas ajudou a frear preços

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo