16 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Geral

Missão da União Européia inicia amanhã trabalhos em MS

21 JAN 2009 - 15h17min
notícias ms

Com muita discrição os técnicos da União Européia chegam hoje à noite ao Estado para uma visita técnica que devem durar dois dias. A programação, que iniciará pela manhã desta quinta-feira (22), prevê visita in loco a Zona de Alta Vigilância (ZAV), na fronteira com o Paraguai. A comitiva será acompanhada por técnicos da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS) e também da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Drogaria Aquidauana - Aniversário de 8 anos - Bonificação_02

A secretária estadual de Produção (Seprotur) Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias declarou ontem que o trabalho sanitário estadual avançou muito e que por isso os europeus devem ter uma surpresa positiva. "Avançamos no monitoramento do trânsito dos animais, na identificação dos animais da fronteira [bovinos e ovinos], os escritórios estão todos informatizados, a GTA [Guia de Trânsito Animal] eletrônica já está funcionando, enfim, minha expectativa é que eles aprovem o que foi feito", disse ela confiante.


Contudo, ainda segundo a secretária, a apreensão fica por conta da visita da segunda equipe, que chega ao Estado na próxima terça-feira (27) para vistoriar o Sisbov. Como a União Européia abriu a comercialização para Mato Grosso do Sul apenas no segundo semestre do ano passado, ainda não há muitas propriedades aprovadas no sistema. Conforme a SFA/MS, de início está previsto apenas a visita a duas fazendas credenciadas nos municípios de Terenos e Três Lagoas.


"Ainda há uma lista imensa de propriedades esperando pela vistoria do Ministério da Agricultura [SFA/MS], tanto que a nossa meta esse ano é de intensificar essas vistorias e assim ampliar o número de fazendas aptas a exportar para a União Européia", garantiu Tereza Cristina ao afirmar que no decorrer desse ano devem acontecer novas auditorias para o mercado europeu.


Após passar por Mato Grosso do Sul o primeiro grupo segue para os estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará, encerrando a missão em Brasília, no dia 2 de fevereiro. Já o segundo grupo passa pelo Estado e encerra a missão também no dia 2, em Brasília. Toda programação será restrita a área técnica e fechada para o acesso da imprensa, conforme recomendações dos técnicos europeus ao Ministério.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Com maior "barrigão", sucuri impressiona ao digerir animal nas águas de Bonito

2
Policial

Antes de roubarem aviões, criminosos se divertem em rio e até vão à "zona"

3
Geral

Acidente com quadriciclo mobiliza ação do Corpo de Bombeiros

4
Anastácio

Após perder o freio, caminhão bate e destrói frente de carro

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min21 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Valdemir Gomes

Até...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo