Votação no plenário virtual vai até segunda-feira (30)
Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (20) pela condenação de Diego Dias Ventura a 14 anos de prisão, por participação nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Segundo Moraes, Diego foi um dos líderes do acampamento instalado em frente ao Quartel-General do Exército e participou diretamente da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. No voto, o ministro também propôs que o réu arque com uma indenização de R$ 30 milhões, a ser dividida com os demais condenados pelos prejuízos causados.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma do STF e vai até segunda-feira (30). Ainda faltam os votos dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
Para Moraes, o material extraído do celular de Diego comprova sua atuação na coordenação do acampamento, incluindo a logística, arrecadação de recursos e articulação de ações entre os participantes, por meio de mensagens e áudios compartilhados em grupos de WhatsApp.
Diego chegou a ser preso em 2023, mas atualmente responde ao processo em liberdade. Em sua defesa, os advogados afirmam que ele apenas participou de "uma manifestação pacífica" e negam qualquer envolvimento com os atos de vandalismo e violência registrados na ocasião. A defesa pediu a absolvição por falta de provas.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Esporte
Zanin já se prepara para a próxima disputa, marcada para o próximo domingo
Concurso
A alteração foi aprovada pelo Conselho Superior da Polícia Civil
Voltar ao topo