X
Geral

Movimentos sociais elaboram sugestões contra violência

Pelo menos duzentas pessoas, representantes de movimentos populares, de entidades ligadas aos direitos humanos, de defesa de crianças e adolescentes, de combate a homofobia e lideranças indígenas, definiram ontem durante audiência pública uma pauta de sugestões a ser encaminhada para Brasília no 2º Encontro Nacional dos Direitos Humanos, que acontece nos dias 25 e 26 de setembro na Capital Federal. Na lista estão propostas que visam a garantia de direitos e a redução dos índices de violência em Mato Grosso do Sul e no Brasil.


Os participantes sugeriram reforma imediata no Judiciário como passo fundamental para assegurar direitos e garantir acesso à Justiça. "È necessário que se criem varas voltadas para os direitos humanos e que seus juízes tenham essa base humana também", lembrou o juiz José Berlange de Andrade, da Vara de Terenos, município localizado a 30 quilômetros de Campo Grande. Outra proposta levantada na audiência é a de criar em âmbito nacional uma política de capacitação contra homofobia e de humanização no atendimento às mulheres vítimas de violência. "É preciso uma capacitação permanente de policiais, setores da saúde e demais esferas que tratem da questão da homofobia", lembrou o cientista social, Diógenes Cariaga.


Mais do que sugestões, o grupo que trabalhou a violência contra índios lembrou da necessidade de se fazer no país o reconhecimentos e a demarcação dos territórios indígenas, assim como garantir a permanência das comunidades quilombolas nas terras onde se encontram atualmente. "Nesse momento, é importante lembrar que essa luta não é isolada. A luta dos índios não é só dos índios. A luta dos negros não é apenas deles, mas de todos nós", enfatizou o deputado Pedro Kemp, ao relatar os depoimentos colhidos no grupo.


A audiência pública Segurança Pública, Direitos Humanos e Acesso à Justiça foi proposta pelo CDDH (Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã I), com o apoio do mandato do deputado Pedro Kemp (PT).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Aquidauanense vira sobre São Gabriel e fica muito perto do retorno à elite

Azulão da Princesa retomou a liderança da Série B após triunfo por 2 a 1 e depende apenas de mais uma vitória para garantir vaga na primeira divisão de 2027

Bairro Cidade Nova

Idoso fica gravemente ferido após ataque de cachorro em Aquidauana

Homem de 65 anos teve múltiplas lesões na face; ocorrência mobilizou equipe do Samu durante a madrugada

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo