X
Meio Ambiente

MPMS pede que Imasul não autorize desmatamento de 2,9 mil hectares do Pantanal

Mata nativa seria derrubada e substituída por pastagem

Divulgação/MPMS

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) expediu uma recomendação para que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) não autorize a retirada de 2,9 mil hectares de área nativa no Pantanal. A área de mata seria derrubada na Fazenda Girassol e substituída por pastagem. 

A recomendação feita pela  2ª Promotoria de Justiça da comarca de Corumbá tem caráter urgente, visto o significativo impacto ambiental, possivelmente irreversível, que poderá alterar drasticamente o regime das águas e significativamente todo o ecossistema, descaracterizando a paisagem da planície do Pantanal. A iniciativa do Ministério Público Estadual visa impedir o desmatamento de 2,9 mil hectares de vegetação nativa, localizados na Zona de Planície Pantaneira.

Na fazenda, foram identificadas na região espécies protegidas por lei: jatobá, pequi e aroeira - esta última ameaçada de extinção, bem como o cumbaru, que se encontra em situação de vulnerabilidade na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) de 2011.

A recomendação, que é destinada não só ao Imasul, mas também aos proprietários da Fazenda Girassol, concede o prazo de dez dias úteis para que os recomendados encaminhem ao Ministério Público Estadual resposta, por escrito, sobre o seu acatamento e, em caso positivo, comprovem as medidas adotadas em cumprimento.
(com informações do MPMS)
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil de Aquidauana recupera celular e fecha ponto de venda de drogas

Jovem mentiu que iria desbloquear aplicativo, mas vendeu em ponto de drogas

Emprego

Aprovados no concurso público da Saúde de MS são convocados para posse

Ao todo, 116 candidatos foram aprovados

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo