Mato Grosso do Sul deve economizar 4.552.4 MWh (megawattas-hora) com o inÃcio do horário de verão, desde a zero hora deste domingo, o que representa 0,3% e equivale ao consumo de energia em 30 dias de Miranda, com uma população de cerca de 23 mil habitantes, conforme prevê a Enersul, conforme o site Midiamax. O novo horário vai ter a duração de 126 dias e vai até a meia noite do dia 17 de fevereiro de 2008.
No horário de verão anterior, a economia de energia do Estado foi de 0,5% em 112 dias, iniciando em 5 de novembro de 2006 e terminando a zero hora do dia 25 de fevereiro deste ano. No entanto, não é possÃvel comparar já que no ano passado foi realizada a Copa do Mundo e as eleições 2006, o que eleva o consumo de energia.
Segundo o Decreto nº 5.920/2006, o novo horário, com ponteiros adiantados em uma hora, foi instituÃdo além de Mato Grosso do Sul, ocorre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, EspÃrito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.
Na região Sudeste/Centro Oeste, a hipótese de redução da economia de energia elétrica prevista para este perÃodo é de 0,5%. A redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17 e 22 horas e no Estado, a redução de demanda prevista no horário de ponta será de 5,4% (35 MW), equivalente à potência de uma unidade geradora da UTE William Arjona.