23 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

MS já se prepara para receber a OIE em dezembro

7 NOV 2007 - 15h12min
assessoria de comunicação

Satisfação e responsabilidade. Essa foi a expressão usada pela secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) ao resumir o momento em que o Estado, finalmente, foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como livre da febre aftosa com vacinação. Em entrevista ao Primeira Notícia desta quarta-feira (7), ela ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. "Agora vamos passar pela segunda fase", ponderou, referindo-se à missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que deve vir a Mato Grosso do Sul no próximo mês. 


Segundo a secretária, que previa a retomada do status para setembro, a notícia chegou em boa hora, "principalmente porque estamos abrindo o Estado num momento em que a carne está bem cotada e o mercado interno está aquecido", avaliou, referindo-se aos indicadores estaduais desta quarta-feira, quando o preço pago pela arroba do boi gordo rastreado é de R$ 65,00.


Ainda sobre a reabertura, Tereza Cristina reforçou que "o Mapa apenas abriu o mercado de Mato Grosso do Sul para o Brasil - com exceção de Santa Catarina, que é livre da aftosa sem vacinação - mas que, com a recuperação do status, vamos poder também exportar para alguns países que estão na Lista Geral; porém, só o reconhecimento da OIE nos permitirá atingir os grandes mercados, que são os países europeus", explicou durante a entrevista.          


 Quanto à vinda da missão européia ao Estado na próxima semana, Tereza acredita que realmente será uma visita técnica, mas que o resultado é, sim, comercial. "Estamos em plena campanha de vacinação contra febre aftosa e por isso o produtor deve caprichar para que o trabalho seja bem feito. Quanto aos próximos passos, temos que começar a pensar seriamente na rastreabilidade, por que só assim teremos uma diferenciação da carne sul-mato-grossense. Relatar o dia-a-dia do trabalho na fazenda, participar de reuniões de associações de classes, ou seja, se organizar, já é um início", ponderou ela, e acrescentou: "estamos com a faca e o queijo na mão. Agora temos que manter esse status e crescer, temos que subir outros degraus".


Com um parque frigorífico composto por 31 plantas habilitadas para atenderem a Lista Geral, e dessas, 11 para exportarem para o mercado europeu, a cadeia da carne volta agora ao seu funcionamento pleno e, de acordo com a secretária, até os frigoríficos que fecharam devem ser reabertos. "Quando interditaram parte da região sul do Estado, os municípios pareciam cidades fantasmas. Hoje o comércio se revitaliza, principalmente naquela área que sofreu muito", mencionou, referindo-se a Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: empresária morre após uma semana internada no Hospital Regional

2
Aquidauana

Professor acusado de estupros é preso pela Polícia Civil de Aquidauana

3
Policial

PRF desarticula esquema de desvio de combustível em Anastácio

4
Aquidauana

Propriedades e ruas às margens do Rio Aquidauana começam a ficar alagadas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Fotografias - LAB.

Vivid Estúdio Fotográfico

XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-4444 http://www.vividfoto.com.br
Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 324 www.opantaneiro.com.br
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Ver Mais
Supermercado Seriema 23/01/2021
Fale com a redação