Mato Grosso do Sul, que durante anos foi o detentor do maior rebanho bovino do PaÃs, agora lidera a retração no número de cabeças de gado criados em seu território, na comparação com os demais estados brasileiros. De acordo com a pesquisa da produção da pecuária municipal no ano de 2006, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), o Estado enxugou seu rebanho em quase 800 mil cabeças (-3,2%) no ano passado, retornando à casa dos 23,7 milhões de cabeças de bovinos, enquanto em 2005 o rebanho ultrapassava 24,5 milhões de cabeças.
O Estado vizinho de Mato Grosso também viu seu efetivo bovino recuar em 0,6% em 2006, passando de 26,6 milhões de animais em 2005, para pouco mais de 26 milhões no ano passado. No entanto, apesar da queda, Mato Grosso se mantém na liderança em quantidade de bovinos criados, seguido por MS com o segundo maior número de animais e que representa 11,6% do rebanho nacional.
No Centro-Oeste, o IBGE indica que houve redução média do rebanho de bovinos de 2% em relação a 2005, com queda nas taxas de crescimento em todos os estados da região. O maior recuo percentual de efetivo na região ocorreu no Distrito Federal (-3,5%), "sendo que em termos absolutos a maior queda no número de animais foi em MS e MT", confirma a pesquisa. Para o Instituto, este é um indicativo de que houve deslocamento do rebanho para outras regiões e, também, um abate de animais maior do que a reposição no perÃodo analisado.
Considerando todo o Brasil, segundo o IBGE, houve queda de 0,6% no rebanho bovino nacional, que em 2006 atingiu 205,8 milhões de bovinos, frente aos 207,1 milhões de cabeças de 2005. Os dados do rebanho nacional confirmam que o Brasil tem o segundo maior rebanho de bovinos no mundo, perdendo apenas para a Ãndia. O rebanho brasileiro, segundo o IBGE, está disperso por todo o território nacional, embora haja maior concentração no Centro-Oeste do PaÃs, que reúne 34,2% do efetivo de bovinos. Em 2006, no entanto, Minas Gerais apresentou crescimento relevante de 3,3% no rebanho, atingindo 22,2 milhões de bovinos, o que representa 10,8% do efetivo brasileiro (3º maior rebanho entre os estados)
Além das Unidades da Federação, a pesquisa aponta os municÃpios com os maiores rebanhos de bovinos do PaÃs. No ranking dos 10 municÃpios que lideram a pecuária em efetivo aparecem cinco municÃpios de MS, sendo que Corumbá lidera o ranking como detentora do maior rebanho municipal, com quase 2 milhões de cabeças. Aparecem em destaque, ainda, os municÃpios de Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Aquidauana e Ãgua Clara.