16 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

MS recebe Congresso Internacional da Carne em 2009

17 ABR 2008 - 14h25min
assessoria de comunicação

A Capital sul-mato-grossense sediará em outubro do próximo ano o Congresso Internacional da Carne - OPIC (IMS Regional Meat Conference). Embora com data ainda a definir, esta é a primeira vez que o Estado recebe um evento desse porte, momento ímpar, pois essa é a primeira oportunidade, posterior a retomada do status sanitário, que a pecuária estadual tem para mostrar a excelência de seu principal produto: a carne bovina. 

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que recebeu a informação ontem (15) por telefone - diretamente de Paris - do Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Costa Guedes, "a notícia engrandece o Estado, pois reconhece o esforço da nossa equipe, das lideranças e dos produtores nas ações desenvolvidas nos últimos anos. Este é mais um motivo para trabalharmos pela retomada do status internacional", garante.


O pleito é uma conquista da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e do Sindicato Rural de Campo Grande, que juntos a outras entidades do setor vinham articulando a possibilidade de realizar no município o Congresso Mundial da Carne, evento similar, porém de maior porte. "Esse congresso atinge toda cadeia da carne, em se tratando de indústria e produção rural. Será uma oportunidade de mostrar ao mundo e aos consumidores internacionais que a nossa carne, dentro e fora da porteira, atende aos padrões requeridos pelos consumidores dos diversos países importadores desse produto", ressalta o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro.  


O EVENTO
A OPIC é a Organização Permanente Internacional da Carne, também conhecida como International Meat Secretariat (IMS), e tem sua sede em Paris. No Brasil são membros associados às Associações Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Produtoras e Exportadoras de Frangos (ABEF), de Carne Suína (ABIPECS), e as Confederações Nacionais da Agricultura (CNA) e da Pecuária de Corte (CNPC). Atualmente, Sebastião Costa Guedes é o vice-presidente da Organização.


Fundada há 34 anos, trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos, que representa e trabalha para a carne e para a indústria pecuária em escala global, promovendo e desenvolvendo todos os aspectos de suas atividades. É um fórum especialmente desenvolvido para análise e consideração de todos os temas relacionados ao segmento. Seus membros estão entre as maiores organizações do mercado, líderes da indústria da carne e da pecuária em seus respectivos países.
 
O Congresso Mundial da Carne é realizado pela OPIC a cada dois anos, sendo que o último aconteceu em abril de 2006, nacidade australiana de Brisbanea. Os próximos ocorrerão esse ano na África do Sul e em 2010, na Argentina. Nos anos intercalados ou ímpares, a OPIC realiza os Congressos Internacionais. Em 2005 a Europa foi o continente eleito e Roma a cidade escolhida. Ano passado o Brasil - São Paulo/SP - sediou o evento representando as Américas.


Mato Grosso do Sul pleiteava, exatamente, a edição de 2012 do Congresso Mundial, contudo, com a confirmação do Estado para sediar a modalidade internacional em 2009 - norma da OPIC pré-estabelece um rodízio de continentes onde os dois eventos se intercalam - entidades ligadas à pecuária estadual já articulam a possibilidade de realizar a edição de 2016. Com informações da CNPC.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Carlos Loesia falece vítima do novo coronavírus

2
Geral

Em Aquidauana, homem é flagrado por câmera de segurança furtando abóbora

3
Policial

Homem contrata e tenta jogar mulher da ponte para não pagar por sexo

4
Geral

Quatro municípios já se recusam a seguir decreto estadual com restrições à covid

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min17 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min17 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ousadia...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XV: AUTOESTIMA FEMININA:FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Mercearia e Bar da Praça

Manoel Antonio Paes de Barros, 760 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2757
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Arruda

Pandia Calogeras, 1461 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1945
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo