X
Clima

MS terá rede de meteorologia com 70 estações

O objetivo da expansão é fortalecer a captação e transmissão de dados sobre as variáveis do tempo

Bruno Rezende

Mato Grosso do Sul contará em breve com uma rede de 70 estações meteorológicas cobrindo todo o território estadual. A ampliação foi confirmada na terça-feira (17) pelo diretor nacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Carlos Alberto Jurgilewicz, durante reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

O objetivo da expansão é fortalecer a captação e transmissão de dados sobre as variáveis do tempo, abastecendo os bancos de dados nacionais e subsidiando ações de monitoramento climático, especialmente voltadas ao setor agropecuário. Com a instalação de mais nove estações na Bacia do Rio Paraná, o número total de unidades do Inmet em operação no Estado chegará a 36.

Atualmente, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), vinculado à Semadesc, já opera 42 estações meteorológicas, sendo que 19 delas estão em processo de instalação neste ano, principalmente na Bacia do Rio Paraguai região anteriormente com baixa cobertura.

Durante a reunião, também participaram o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, e a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. No encontro, foi discutida a possibilidade de realocar algumas das novas estações inicialmente previstas para a Bacia do Rio Paraná para áreas ainda descobertas da Bacia do Rio Paraguai, otimizando a cobertura no Estado.

Segundo Jaime Verruck, a expectativa é que os pontos de instalação das nove novas unidades na Bacia do Paraná sejam definidos até a próxima semana. "Como já há uma cobertura de quase 80% dessa bacia, vamos estudar a realocação de parte das estações adquiridas para atender melhor a Bacia do Paraguai, onde a necessidade é maior", explicou.

O secretário também destacou a sinalização do Inmet quanto à possibilidade de ampliar ainda mais a rede, caso o Governo do Estado identifique novas demandas. "Essas informações são fundamentais para a atividade agropecuária, pois permitem decisões mais eficientes com base em dados climáticos confiáveis", afirmou.

Durante a reunião também foi tratada a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Inmet, que viabiliza o compartilhamento dos dados captados pelas estações meteorológicas com o banco de dados do Instituto. As informações, posteriormente sistematizadas, são utilizadas em boletins e análises técnicas divulgadas pelo Cemtec.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Corumbá

Prefeitura avança na imunização contra febre amarela e HPV

Além disso, há outras vacinas disponíveis no município

Anastácio

Bandidos furtam fios e até padrão de energia de casa em Anastácio

Caso foi registrado como furto qualificado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo