22 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Municípios menores concentram quase a metade dos casos de dengue

14 NOV 2007 - 15h23min
revista saúde

Pequenos e médios municípios, com menos de cem mil habitantes, concentram 43% dos 481.316 casos de dengue registrados no país este ano. A informação consta do último levantamento sobre a doença, feito pelo Ministério da Saúde entre os meses de janeiro e setembro. Isso, segundo o Ministério, reflete a necessidade de maior articulação intersetorial nas ações de combate ao mosquito nessas regiões.


O levantamento mostra que cidades com até 100 mil habitantes registraram 206.143 casos em 2007 seguidas das cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes, que concentraram, durante os meses analisados, 27% das notificações de dengue no país (130.906). Municípios com população entre 500 mil a um milhão de habitantes, concentraram 16% do número de casos (77.256) da doença.


De acordo com o balanço, o maior número de casos de dengue (414.305), concentra-se, portanto, em municípios com menos de um milhão de habitantes.


"O aumento da transmissão nesses municípios deixa clara a necessidade de parcerias para a implementação de ações intersetoriais nas áreas mais infestadas. Os gestores devem elaborar planos integrados que aproveitem os recursos existentes para melhorar a eficiência dos programas de combate ao mosquito transmissor", afirma Fabiano Pimenta, diretor de Gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.


Cidades maiores concentram menos casos: O levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que diminui para 14% o percentual de casos de dengue nas cidades com mais de um milhão de habitantes, totalizando 66.991 registros de janeiro a setembro.


A análise desses dados, segundo Fabiano Pimenta, mostra o impacto positivo de iniciativas de contenção do mosquito transmissor da dengue em alguns grandes centros urbanos. "Algumas grandes cidades desenvolveram ações com bons resultados na contenção do avanço dos casos. As ações de sucesso foram, em sua grande maioria, desenvolvidas em parceria com as três esferas de gestão do SUS", diz.


O levantamento cita exemplo de ações como o Plano Integrado de Controle da Dengue, desenvolvido na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o "Pan sem Dengue", do Rio de Janeiro, e o Plano de Intensificação Verão 2007 do município de São Paulo, que ajudaram a conter a transmissão da doença nesses locais.


Os últimos dados mostram que as maiores incidências de casos de transmissão da dengue na região Sudeste concentraram-se nos municípios de médio porte, com população acima de 100 mil habitantes, a exemplo dos registros nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Niterói (RJ), Campinas (SP), Teófilo Otoni (MG), Bebedouro (SP) e São Gonçalo (RJ).


Ações: Para evitar surtos no próximo verão, o Ministério da Saúde, estados e municípios, estão desencadeando uma série de medidas, dentre elas, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em 170 municípios mais suscetíveis ao surgimento de surtos da doença. O LIRAa permite identificar populações do Aedes e os seus principais criadouros para que as prefeituras adotem medidas capazes de reduzi-las antes do período mais crítico.


Também está agendada para o dia 24 de novembro a realização do Dia Nacional de Mobilização e Combate à Dengue, quando todo o país será mobilizado para eliminar focos do mosquito transmissor da doença.


A dengue ocorre principalmente entre os meses de janeiro a maio, pelas condições climáticas favoráveis ao mosquito transmissor nessa época do ano. Desde 1986, quando a doença chegou ao país, em todos os anos há registro de casos de dengue, com a ocorrência de vários picos epidêmicos durante esse período, relacionados com a introdução de um novo subtipo do vírus da dengue.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Dois homens são mortos degolados e deixados em rua de terra em MS

2
Aquidauana

Rio Aquidauana continua subindo, chega a 6,5 metros e previsão é de mais chuva

3
Aquidauana

"Uma propaganda muito positiva da nossa região" diz Odilon sobre gravações da novela Pantanal

4
Geral

Por conta das chuvas, moradores sofrem com alagamentos em Aquidauana

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Lanchonete e Garaparia Doce Mel

Rua Estevão Alves Corrêa, Barraca 62 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Transportes

Viação Da Mata

AV. Dr Sabino, 252 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1966
Ver Mais
Fale com a redação