15 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Obra

Na fase final de certames, Aquário abre a penúltima licitação para terminar a obra

Das 12 frentes de trabalho existentes no Aquário, 11 já foram licitadas

4 FEV 2021 - 07h31min
Agesul

Prestes a encerrar a etapa burocrática de processos licitatórios para conclusão das obras do Aquário do Pantanal, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) lançou na última segunda-feira (01.02.21) o penúltimo certame. Agora será a vez de concluir as instalações elétricas do prédio. Assim, o Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira entra na fase final de licitações. A próxima e última concorrência será “Automação”, que deve ser publicada nos próximos dias.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Mesmo com toda magnitude e complexidade do Aquário do Pantanal, os serviços e obras necessários à sua conclusão seguem evoluindo, e a entrega se torna cada vez mais próxima da população.

Das 12 frentes de trabalho existentes no Aquário, 11 já foram licitadas e alguns serviços já foram até concluídos, como a Substituição dos Vidros e a Cobertura Metálica. Conforme planejamento, também já está bem perto de ser finalizada a instalação do Revestimento Composto (Monocapa).

No prédio também já estão sendo executados os serviços de Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, PCMAT (Programa de Condições e Meio de Trabalho), Climatização e Estrutura Metálica (Passarela).

Estão em fase de licitação o Sistema de Suporte à Vida (SSV) – republicado recentemente após a primeira concorrência ter sido declarada deserta - e outras três frentes, que fecham o cronograma da obra:  Elétrica, Civil e Automação.

Segundo a equipe técnica responsável pelas licitações, as três últimas frentes (Elétrica, Civil e Automação), a princípio, seriam lançadas de forma conjunta, mas para garantir maior participação de empresas licitantes optou-se pelo desmembramento. Foi devido a essa mudança que o número das frentes de trabalho saltou de 10 para 12.

Hoje, o Aquário do Pantanal apresenta o seguinte panorama:

Seis frentes em execução- Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), Climatização, Estrutura Metálica (Passarela) e Revestimento de Alumínio Composto - ACM (Forro e Monocapa), essa última já quase finalizada.

Duas frentes concluídas- Substituição dos Vidros e Cobertura Metálica.

Quatro frentes em fase de licitação-  Sistema de Suporte à Vida (SSV), Civil, Elétrica e Automação.

Sobre prazos

Dezembro de 2021 continua sendo o prazo estipulado para entrega das obras do Aquário do Pantanal. Alguns prazos previstos nos editais vão além dessa data final, mas, segundo a equipe técnica, é uma medida que pretende apenas antever possíveis intercorrências que venham a atrapalhar a execução da obra.

Para que a imensa estrutura dessa obra pudesse ser retomada, foram estipulados prazos individuas para cada frente. Agora, com a utilização da plataforma BIM (Building Information Modeling), os técnicos realizaram um interfaceamento (integração) entre todas as frentes - considerando serviços específicos, em conjunto, - com o objetivo de minimizar os prazos contratuais e otimizar a execução dos trabalhos.

Licitação

A frente de trabalho Civil, responsável pela instalação de piso e forro, execução de pintura, além de reforma e construção em geral, é que norteará a entrega do Aquário, as demais caminharão em paralelo.

As empresas interessadas em participar dos serviços da Civil entregaram nessa quarta-feira (03.02) a documentação para o certame. A comissão de licitação decidiu suspender a sessão para análise dos documentos em sessão reservada. Tão logo finalizada a averiguação documental, o processo licitatório será retomado.

Aquário

O Aquário do Pantanal é sem dúvida uma das grandes promessas da economia, do turismo e da ciência no Estado e na Capital. Cartão-postal, o Centro de Estudos e Pesquisas é mais do que uma grandiosa estrutura e será responsável por um importante desenvolvimento turis-científico. Diversas instituições, incluindo universidades da Alemanha e Japão, já realizam pesquisas e estudos elevando e incrementando o conhecimento sobre a Ictiofauna Pantaneira.

Instalado no Parque das Nações Indígenas, principal cartão postal de Campo Grande, o Aquário terá ao menos 12 mil animais da ictiofauna pantaneira (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos) que vão habitar os 32 tanques (24 internos e oito externos) da estrutura. Serão 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Símbolo das queimadas no Pantanal, onça pintada vira tatuagem que "encara" da pele de Rafa

2
Anastácio

Transexual assumida, Verônica viu o amor vencer ao ser chamada de neta

3
Geral

Em Aquidauana, motociclista foge de acidente sem prestar socorro à vítima

4
Geral

Confira quem pode se vacinar contra covid nesta semana em Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min18 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Dóris Mendes Trindade

M.Guerreiro, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1087
Pesqueiros

Pesqueiro do Dinho

Distrito de Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99121345
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo