X
Representatividade

"Nem me considerava uma menina bonita, foi uma surpresa", diz ganhadora do Concurso de Beleza Negra

Arquivo Pessoal

Na 10º edição da Semana da Consciência Negra do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), a estudante Thalita Bogado, de 17 anos, moradora no bairro São Francisco em Jardim, foi a ganhadora do concurso de beleza. O título veio com muita surpresa e empoderamento, principalmente para quem conseguiu se reconhecer em celebridades da mesma cor de pele aos 12 anos.



O Pantaneiro conversou com Thalita, que diz estar até agora sem acreditar o resultado do concurso. “Tem momentos que estou no meu quarto e lembro ‘caramba, eu ganhei aquele concurso de beleza, com tantas meninas lindas’. É incrível”, descreve a adolescente.

Thalita conta que o evento de beleza em si já é de extrema importância para a pauta de conscientização, pois as meninas negras não possuem muitas referências artísticas como elas. “Não existe muita representatividade negra. Eu mesma, até os meus 12 anos, só me espelhava em mulheres e meninas brancas. Só depois disso comecei a acompanhar atrizes e cantoras negras”, lembra.



Quando a possibilidade do concurso surgiu, a adolescente recebeu o convite para participar e foi encorajada pelas professoras, mas o tempo todo levando “na esportiva”, principalmente quando começou a ver as outras participantes.

“Foi muito importante porque eu não me considerava uma menina bonita ou algo assim, foi uma surpresa. Isso ajudou demais na minha autoestima e representatividade. As meninas que participaram eram muito bonitas e merecedoras”, conclui a jovem.



A Semana da Consciência Negra do IFMS traz oficinas e palestras que mostram a importância da cultura afro-brasileira, esse ano realizado entre os dias 16 e 20. Além do concurso de beleza, os temas abordados foram: religiosidade afro-brasileira, história da feijoada, cotas raciais, projeto Negritude em Debate e muitos outros.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeito de estupro de adolescente é preso em Ladário

Homem teria levado estudante para casa após escola e a abusado sexualmente

Obras

Município e Estado firmam convênio para obras do Rio Formoso

O investimento chega a R$ 7,7 milhões

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo