13 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Empoderamento

Nesse Dia Internacional da Mulher não presenteie com flores, mas com respeito

Que hoje consigamos legitimar, cada vez mais, toda a luta feminina.

8 MAR 2020 - 10h30min
Kamila Alcântara

Domingo começou com as redes sociais repletas de sorrisos femininos, flores e textos homenageando todas as mulheres, afinal no dia oito de março é o Dia Internacional da Mulher. Mas diferente do Dia das Mães essa data surgiu em reconhecimento a uma causa e, por isso, te pergunto: você está defendendo uma causa feminina?

Bem, é meio que de conhecimento geral que a história por traz da data narra a morte de 129 operárias que morreram carbonizadas em um incêndio, supostamente intencional, para encerrar um momento de protesto, em meados de 1860. Porém essa história é falsa.

Existe, no entanto, outra história que remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

Após muitas lutas dos movimentos feministas, a data só foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) apenas em 1975, quando foi reconhecido o combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. 

Estamos em 2020 e a luta continua, mas não só apenas no ramo trabalhista e social. Agora, a luta é para mudança comportamental mesmo, pois não importa o quando a mulher se destaque, o discurso masculino sexista ainda existe para diminuir todas as conquistas femininas. Onde está o sexismo? Esse termo significa a diminuição, descriminação de alguém pelo seu gênero. Para deixar mais claro, pode ser resumido na frase “tinha que ser mulher”.

A diminuição da mulher está em olhar uma desconhecida na rua de forma sexualizada, está em achar normal o amigo impedir a companheira de sair ou ter amizades, também em achar que a mãe é obrigada a fazer todas as atividades domésticas sozinha. Está em impedir a namorada de ter vida social, que é “frescura” os sentimentos dela. Está no feminicídio! 

Sim, o feminicídio está extremamente ligado ao machismo e sexismo! E isso não vem só de homens, infelizmente. Que nesse Dia Internacional da Mulher consigamos legitimar, cada vez mais, toda a luta feminina. 

Denuncie

O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas à violência doméstica chegam à Justiça brasileira, onde tramitam cerca de 900 mil processos desse tipo. Desse total, 23% foram pedidos de medidas protetivas de urgência.

Em Aquidauana, para realizar denuncias de violência contra a mulher, o telefone da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) fica na rua Luís da Costa Gomes, 555 - Vila Cidade Nova e o telefone para contato é o (67) 3241-1172. Denuncias também podem ser feitas, de forma anônima, pelo 180.


*Com informações do portal Brasil Escola

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Um dia após completar 58 anos, aquidauanense morre de covid-19

2
Geral

Fonoaudióloga Adriana Lisboa morre na capital por sequelas da Covid-19

3
Aquidauana

Carro pega fogo e moradores ajudam a apagar incêndio em Aquidauana

4
Geral

Um mês após perder esposa e filho, Elciney tenta na justiça provar negligência do Hospital Regional

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,18m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tem...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Raquel Anderson

A gente vai morrer!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Mercúrio

Marechal Mallet, 957 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2770
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 4

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2410
Telefones Úteis

IAGRO

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3604
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo