A situação se mostra crítica desde Cáceres (MT), próximo às nascentes do rio, até a região de Porto Murtinho, na saída do curso de água do território brasileiro
Previsão indicam acumulados de chuva praticamente nulos / Divulgação
A seca que atinge a Bacia do Rio Paraguai, no Pantanal, é uma ameaça real à segurança hídrica de municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O novo boletim de monitoramento , divulgado pelo SGB (Serviço Geológico do Brasil) nesta quarta-feira, 10, indica que os níveis dos rios devem alcançar os menores valores já registrados para o período.
De acordo com o boletim, a situação é crítica desde o município de Cáceres, que fica localizado próximo às nascentes do rio, até a região de Porto Murtinho, na saída do curso de água do território brasileiro. No município mato-grossense, a cota verificada na foi de 70 cm. Essa quarta-feira marca está 1,3 m abaixo do esperado para a época do ano, que seria de 2,00 m. Em Porto Murtinho, por sua vez, a diferença é ainda maior. Na mesma data, a estação marcou a cota de 1,73 m, sendo que a média histórica é de 5,28 m. Esse valor está 3,55 m abaixo da referência para o período.
“Temos níveis próximos ou abaixo das mínimas históricas para o período em praticamente todas as estações monitoradas na bacia”, alerta o pesquisador em geociências do SGB, Mauro Campos Trindade.
Na última semana, o acumulado de chuva na Bacia do Rio Paraguai foi insignificante (2 mm). O boletim ainda aponta que os trechos de Barra do Bugres e Cáceres, no Mato Grosso, e Miranda, em Mato Grosso do Sul já apresentam os níveis mais baixos registrados no histórico de monitoramento para o mês.
Sem previsão de chuva
Para as próximas duas semanas, os modelos de previsão indicam acumulados de chuva praticamente nulos. Caso o prognóstico se concretize e, considerando a cota observada recentemente, haverá continuidade da vazante em Cáceres, Forte Coimbra, Ladário e Porto Murtinho, além de redução dos níveis a valores mínimos em toda a bacia.
*Com informações do Serviço Geológico do Brasil
Evento
Governo Federal inicia definição de atrativos turísticos em três aldeias
Governo amplia acesso ao Bolsa Família com inclusão de novos grupos vulneráveis
MEC e governo estadual anunciam apoio a escola que sofreu ataque no RS
Política
Parlamentares atuantes na CCJR, com apoio das equipes, realizaram 20 reuniões ordinárias e duas extraordinárias em 2025
Obras
A previsão é que os trabalhos avancem nos próximos meses, oferecendo à população vias mais estruturadas e preparadas para o crescimento da cidade
Voltar ao topo