15 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Da região

No dia do Zootecnista entenda mais sobre a profissão

13 MAI 2021 - 17h00min
Cristiano Arruda

Nesta quinta-feira (13) é comemorado o dia do Zootecnista. A profissão de foi regulamentada no Brasil pela Lei Nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.

Campanha Supermercado Atlântico_Terça 02

Para o professor André Luiz Julien Ferraz (conhecido como Splinter), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana, o trabalho do profissional é realizar a produção de proteína de origem animal, atuando então com a genética e melhoramento animal na nutrição e gestão de propriedades rurais, manejo de pastagens, industrias de ração, frigoríficos dentre outros, garantindo a segurança alimentar da população, o bem-estar dos animais, e a sustentabilidade ambiental.

“Nosso trabalho é visto no leite do café da manhã, no mel com cereal, no churrasco do fim de semana, no agasalho de lã que acalenta o frio, no peixe, suíno e aves de todos os dias, mas que são muito lembrados na Semana Santa, no natal e no ano novo.”, contou ao O Pantaneiro.

Profº André Luiz Julien Ferraz (Foto: Divulgação)

Para quem acha que é há uma rivalidade entre os profissionais da medicina veterinária e os zootecnistas, Splinter afirma que apesar das diferenças as duas estão associadas, visto que o médico veterinário atua mais na saúde animal, desde a prevenção ao tratamento de doenças e o Zootecnista atua mais no gerenciamento dos processos ligados a cadeia de produção animal. “Gosto de dizer que todos os profissionais que atuam no agronegócio estão associados e que precisamos trabalhar em sintonia cada um com seu espaço e área de atuação, em prol de uma produção agropecuária mais forte, rentável e sustentável.”. 

Para Lucas Valfre, Graduando de Zootecnia da UEMS e Diretor da Regional Centro Oeste FEZB/ABZ Jovem, dia 13 é uma data extremamente importante para a classe, “Dia 13 de maio é uma data muito importante, pois ela representa a aula inaugural do curso de Zootecnia no Brasil. Um grande marco na história da profissão, foi o primeiro passo para que no dia de hoje nós possamos comemorar a criação de uma profissão solidificada e de extrema importância para o agronegócio brasileiro e sua população.”, pontuou.

A Graduação de Zootecnia na UEMS de Aquidauana tem 26 anos da implantação do Município, que na verdade foi a primeira do Estado a receber o curso, onde oferta 50 vagas integrais por ano. A duração é de 5 anos. 

Com a pandemia o professor conta que as aulas precisaram ser adaptadas, ainda mais pelo curso ser integral e cem por cento presencial. “Passamos por um período bastante conturbado no início, mas fomos nos adaptando as novas tecnologias e maneiras de ensinar e aprender. Nosso curso é essencialmente presencial, os alunos realizam aulas práticas no dia a dia do campo, interagindo com o ambiente e os animais. Não vemos a hora de podermos voltar a esta nossa rotina e sentir nossos alunos perto novamente”. 

Lucas Valfre, Graduando de Zootecnia da UEMS (Foto: Divulgação)

“Sou realizado com as oportunidades que estou recebendo graças ao curso de Zootecnia desde a Graduação! Gosto de pensar que eu não escolhi a Zootecnia e sim ela me escolheu”, contou Lucas ao jornal. 

“Na UEMS aproveitamos esta oportunidade para realizarmos eventos técnicos-científicos para integrar ainda mais nossos alunos com o mundo da zootecnia tentamos assim criar neles o espírito de orgulho de ser ZOOTECNISTA que também aprendemos com nossos professores há anos atrás. Por aqui costumamos dizer “SOMOS ZOOTECNIA, SOMOS UEMS.”, concluiu André.
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Símbolo das queimadas no Pantanal, onça pintada vira tatuagem que "encara" da pele de Rafa

2
Anastácio

Transexual assumida, Verônica viu o amor vencer ao ser chamada de neta

3
Geral

Em Aquidauana, motociclista foge de acidente sem prestar socorro à vítima

4
Geral

Confira quem pode se vacinar contra covid nesta semana em Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min18 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Prestação de Serviços

AMR Fogões, Refrigeração e Equipamentos Industriais

Estevão Alves Corrêa, 1117 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6674 www.amrfogoesrefrigeracao.com.br
Hotéis

Hotel de Trânsito do Exército

Rua 7 de Setembro, 1575 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6973
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo