02 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Novo comandante do CBM assume hoje

10 OUT 2007 - 08h56min
notícias ms

O Comando Metropolitano de Bombeiros (CBM) é responsável pelo atendimento de 12 municípios no estado - 849.843 cidadãos sul-mato-grossenses, ou seja, 39% da população do estado. O serviço é feito por 285 bombeiros efetivos da capital em 17 viaturas: 5 de incêndio, 12 de salvamento e duas administrativas. O CMB atende uma média diária de 47 ocorrências nas 10 unidades espalhadas pela capital.


Esses números, segundo o coronel José Antônio Pereira dos Santos, que assume o Comando Metropolitano de Bombeiros hoje (10), devem ser ainda melhores para o estado. O governador já assinalou a compra de mais quatro viaturas e a contratação de mais 50 homens para a corporação. Em 2008 em conjunto com a Secretaria de Estado e Saúde (SES), o numero de viaturas de salvamento deve ser ampliada bem como um possível concurso para novos bombeiros militares.


O coronel bombeiro militar José Antônio Pereira dos Santos fez o curso de formação oficial na Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro de 1986 a 1988, cursou especialização em oficial bombeiro no estado de São Paulo, nos anos de 1990 e 1991 na oportunidade fez atendimento à emergência médica. Em 1992, ainda em São Paulo, concluiu o curso de salvamento em alturas. Já em campo grande, na Uniderp, cursou pós-graduação em Estratégia da Ordem Pública, em 2004. O coronel tem ainda, cursos de atendimento à emergência com produtos perigosos; instrutor socorrista, estágio de içamento e rapel em helicóptero.


Foi condecorado com as medalhas de 10 e 20 anos de bons serviços prestados ao CBM-MS; recebeu, duas vezes, a medalha Imperador Dom Pedro II, concedidas pelas corporações de MS e Rondônia; recebeu o título de cidadão douradense em 2005. Atuou como chefe das seções de salvamento, de combate à incêndio, de pessoal, de logística, operações e intrução do 1º Grupamento de Bombeiros (GB) de Campo Grande, foi  comandante do 1º GB, diretor de pessoal, comandante do 2º GB em dourados, chefe do sistema integrado de  atendimento à emergência, chefe do centro de resgate do CBM e diretor de ensino e chefe da 3ª seção do Estado maior do corpo de bombeiros


O comando do coronel Pereira vai ter três linhas básicas de planejamento: Capacitação da tropa, em resgate, mergulho e combate ao incêndio. Prevenção, em conjunto, com as empresas do centro da capital e recomposição da capacidade das tropas e viaturas. Segundo o coronel, o corpo de bombeiros trabalha com viaturas emprestadas da policia rodoviária federal. "O estado já autorizou a compra de quatro viaturas para esse ano, e para o próximo, em sistema de urgência, em conjunto com a Secretaria de Saúde será recomposta a frota".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

2
Miranda

Médico de Miranda morre por complicações da Covid-19 na Capital

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Agente comunitária de Aquidauana é multada por envenenar árvore

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tenho...

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Santa Sophia

Rio Negro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-2025
Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Pousadas

Pousada Aguapé

Estrada da Margem Esquerda, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036 / 9986 www.pousadaaguape.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo