O Comando Metropolitano de Bombeiros (CBM) é responsável pelo atendimento de 12 municÃpios no estado - 849.843 cidadãos sul-mato-grossenses, ou seja, 39% da população do estado. O serviço é feito por 285 bombeiros efetivos da capital em 17 viaturas: 5 de incêndio, 12 de salvamento e duas administrativas. O CMB atende uma média diária de 47 ocorrências nas 10 unidades espalhadas pela capital.
Esses números, segundo o coronel José Antônio Pereira dos Santos, que assume o Comando Metropolitano de Bombeiros hoje (10), devem ser ainda melhores para o estado. O governador já assinalou a compra de mais quatro viaturas e a contratação de mais 50 homens para a corporação. Em 2008 em conjunto com a Secretaria de Estado e Saúde (SES), o numero de viaturas de salvamento deve ser ampliada bem como um possÃvel concurso para novos bombeiros militares.
O coronel bombeiro militar José Antônio Pereira dos Santos fez o curso de formação oficial na PolÃcia Militar do estado do Rio de Janeiro de 1986 a 1988, cursou especialização em oficial bombeiro no estado de São Paulo, nos anos de 1990 e 1991 na oportunidade fez atendimento à emergência médica. Em 1992, ainda em São Paulo, concluiu o curso de salvamento em alturas. Já em campo grande, na Uniderp, cursou pós-graduação em Estratégia da Ordem Pública, em 2004. O coronel tem ainda, cursos de atendimento à emergência com produtos perigosos; instrutor socorrista, estágio de içamento e rapel em helicóptero.
Foi condecorado com as medalhas de 10 e 20 anos de bons serviços prestados ao CBM-MS; recebeu, duas vezes, a medalha Imperador Dom Pedro II, concedidas pelas corporações de MS e Rondônia; recebeu o tÃtulo de cidadão douradense em 2005. Atuou como chefe das seções de salvamento, de combate à incêndio, de pessoal, de logÃstica, operações e intrução do 1º Grupamento de Bombeiros (GB) de Campo Grande, foi comandante do 1º GB, diretor de pessoal, comandante do 2º GB em dourados, chefe do sistema integrado de atendimento à emergência, chefe do centro de resgate do CBM e diretor de ensino e chefe da 3ª seção do Estado maior do corpo de bombeiros
O comando do coronel Pereira vai ter três linhas básicas de planejamento: Capacitação da tropa, em resgate, mergulho e combate ao incêndio. Prevenção, em conjunto, com as empresas do centro da capital e recomposição da capacidade das tropas e viaturas. Segundo o coronel, o corpo de bombeiros trabalha com viaturas emprestadas da policia rodoviária federal. "O estado já autorizou a compra de quatro viaturas para esse ano, e para o próximo, em sistema de urgência, em conjunto com a Secretaria de Saúde será recomposta a frota".