18 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Palestras orientam produtor e contador rural

18 SET 2007 - 14h03min
assessoria de comunicação

Na manhã de hoje (18), produtores e contabilistas puderam esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de contabilidade na área rural e a contribuição previdenciária. O VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS é promovido pelo Conselho Regional Contabilidade de MS (CRC/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL).


O contador e advogado tributarista João Alfredo de Souza Ramos comandou a palestra "Contabilidade Rural como instrumento Gerencial na Atividade Rural". Souza Ramos é pós-graduado em Contabilidade Gerencial e em Auditoria, empresário contábil e consultor tributário de empresas.


De acordo com o contador a contabilidade rural se difere da comercial e industrial por vários aspectos. A principal diferença está no ciclo de produção rural, seja na pecuária ou na agricultura. "É preciso estar atentoa essas diferenças para entender o processo de orçamento e custo e analisá-lo conforme o ciclo de determinado produto. Na soja, por exemplo, devemos levar em consideração os custos até o final do processo, desde o plantio até a colheita e venda", explica.


Souza Ramos salienta que além da análise de custos por ciclo produtivo é preciso utilizar outras ferramentas diferenciadas. O contador cita ainda fatores que devem ser levados em consideração na área rural, como a depreciação, tanto de equipamentos, como animais e culturas agrícolas, e de venda, classificada separadamente em produtos primários, beneficiados, transformados (agroindústria) e os bens agrários.


Em seguida, o economista e consultor Cléber Sadalla Araújo, falou sobre a contribuição previdenciária, destacando as contribuições, os recolhimentos e a base de cálculo de contribuição tanto para produtores rurais pessoa física, como jurídica, e também para as agroindústrias. "O produtor precisa de orientação. Não são questões comlicadas, é preciso apenas atenção no calculo e no preenchimento de guias", explica. Sadalla é gerente de Investimentos e de Benefícios de Previdência Privada e professor de Teoria Econômica.


O VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS segue ainda à tarde, com as palestras "Relações entre Capital e Trabalho" e "Conceitos de Seguridade Social no Agronegócio", com o presidente da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente do Sebrae/RJ, Rodolfo Tavares.


O evento acontece no auditório da FAMASUL e conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS), da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e do Conselho Federal de Contabilidade e do SESCON/MS.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Condenado a 17 anos, Palhaço Sabiá diz que não tinha intenção de matar a ex

2
Política

Confira lista: MDB tem 20 candidatos ao cargo de vereador em Aquidauana

3
Policial

Secretaria de Educação suspende professor preso em operação contra pedofilia

4
Política

PT confirma Cipriano Mendes e Taynara Terena na disputa pela prefeitura de Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max39

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min22 max39

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Rosildo Barcellos

A poesia é a concretude de Deus

Valdemir Gomes

Tento...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MESMO NA LIBERDADE..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Confecções

Duda Modas

Sete de Setembro, 745 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-3677
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação