Na manhã de hoje (18), produtores e contabilistas puderam esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de contabilidade na área rural e a contribuição previdenciária. O VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS é promovido pelo Conselho Regional Contabilidade de MS (CRC/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL).
O contador e advogado tributarista João Alfredo de Souza Ramos comandou a palestra "Contabilidade Rural como instrumento Gerencial na Atividade Rural". Souza Ramos é pós-graduado em Contabilidade Gerencial e em Auditoria, empresário contábil e consultor tributário de empresas.
De acordo com o contador a contabilidade rural se difere da comercial e industrial por vários aspectos. A principal diferença está no ciclo de produção rural, seja na pecuária ou na agricultura. "É preciso estar atentoa essas diferenças para entender o processo de orçamento e custo e analisá-lo conforme o ciclo de determinado produto. Na soja, por exemplo, devemos levar em consideração os custos até o final do processo, desde o plantio até a colheita e venda", explica.
Souza Ramos salienta que além da análise de custos por ciclo produtivo é preciso utilizar outras ferramentas diferenciadas. O contador cita ainda fatores que devem ser levados em consideração na área rural, como a depreciação, tanto de equipamentos, como animais e culturas agrícolas, e de venda, classificada separadamente em produtos primários, beneficiados, transformados (agroindústria) e os bens agrários.
Em seguida, o economista e consultor Cléber Sadalla Araújo, falou sobre a contribuição previdenciária, destacando as contribuições, os recolhimentos e a base de cálculo de contribuição tanto para produtores rurais pessoa física, como jurídica, e também para as agroindústrias. "O produtor precisa de orientação. Não são questões comlicadas, é preciso apenas atenção no calculo e no preenchimento de guias", explica. Sadalla é gerente de Investimentos e de Benefícios de Previdência Privada e professor de Teoria Econômica.
O VIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural do MS segue ainda à tarde, com as palestras "Relações entre Capital e Trabalho" e "Conceitos de Seguridade Social no Agronegócio", com o presidente da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente do Sebrae/RJ, Rodolfo Tavares.
O evento acontece no auditório da FAMASUL e conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS), da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e do Conselho Federal de Contabilidade e do SESCON/MS.
Clima
A temperatura mínima prevista é de 22ºC, enquanto a máxima pode chegar aos 31ºC
Pesca desportiva
A atitude consciente também foi destaque: o jaú foi devolvido ao rio em apenas 50 segundos, reforçando o respeito à natureza
Voltar ao topo