04 de dezembro de 2021
Anuncie Aqui
Geral

Pandemia: UEMS participa de ação para desafogar LACEN

7 ABR 2020 - 08h10min
UEMS

Uma força-tarefa reunindo diversas instituições do estado está empenhada em desafogar o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) de Mato Grosso do Sul, por causa da pandemia de coronavírus. A Embrapa Gado de Corte colocou sua infraestrutura laboratorial à disposição e convidou técnicos e pesquisadores para atuarem na execução de testes para arboviroses (dengue, zika e chikungunya), a fim de aliviar o sistema. Assim, as análises para o coronavírus ficam concentradas no LACEN, que pode se dedicar mais à pandemia.

Oral Sin - Novembro Azul - 5

Um dos pesquisadores que estão atuando nessa força-tarefa é o professor André Luiz Julien Ferraz (conhecido como Splinter), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Aquidauana. André é professor do curso de Zootecnia, pesquisador da área de genética molecular e melhoramento genético. Por ter experiência em trabalhar com equipamentos de detecção em tempo real, foi convidado a participar. “É bastante gratificante contribuir. Me vejo na obrigação de usar o meu conhecimento para ajudar”, comenta o professor André.

Além do professor André, a força-tarefa conta com os diversos pesquisadores e técnicos. Entre eles, o pesquisador Flábio Ribeiro Araújo, da Embrapa. Flábio conta que a rotina está intensa, mas a satisfação em ajudar é muito grande. “Tem sido cansativo ficar o dia todo no laboratório com equipamentos de segurança, mas me sinto muito útil, pois são poucos os profissionais habilitados para essa função. Então, me sinto muito feliz em colaborar”, ressalta Flábio.

A bióloga Zoraida Fernandes, da FIOCRUZ também participa da equipe. Ela desenvolve pesquisa e ajuda na rotina do LACEN desde 2017. “Desde do início da pandemia em Mato Grosso do Sul, estou trabalhando com os testes de dengue, zika e chikungunya, que são muito importantes para população também”, conta Zoraida.

O professor André Luiz Ferraz explica que o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária, localizado na Embrapa na capital sul-mato-grossense faz parte de um Rede à disposição dos Ministérios da Agricultura e Saúde para ajudar no combate ao novo coronavírus. Por possuir nível de segurança NB2 e NB3, que possibilita o trabalho com o patógeno do Covid-19, existe a possibilidade de se trabalhar com a realização de testes de coronavírus também, caso haja demanda.

Dengue

Por enquanto, o laboratório se concentra em testes como de dengue, que também preocupa as autoridades do estado. Nas últimas semanas, Mato Grosso do Sul registrou 1.463 novos casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde). São 15.084 casos confirmados da doença em todo o estado, 5.333 foram registrados em Campo Grande, cerca de 35% do total de MS. O segundo município com maior número de casos é Três Lagoas, os registros chegam a 1.855 na cidade. Ao todo são 21 óbitos causados por dengue em MS, sendo o último registrado no dia 23 de março, no município de Paranaíba. Segundo dados da SES, 96% dos 79 municípios do estado estão com alta incidência de dengue.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acusado de estuprar a sobrinha, homem é condenado a 20 anos de prisão

2
Charges

Trombadinha

3
Aquidauana

Confira as vagas da Casa do Trabalhador nesta sexta-feira

4
Policial

Empresário de Maracaju é apontado como 'El Patrón' do tráfico

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,14m
Miranda
2,60m
Paraguai
0,34m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nada...

Gabriel Novis Neves

Nova variante do coronavírus

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
Supermercado Seriema - Sabadão da Economia - 04Dez
2
Entre em nosso grupo