09 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Parabéns 9º BEC pelos 65 anos de história

6 OUT 2007 - 06h00min
da redação

Hoje o 9º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Carlos Camisão, esta em festa, motivo? 65 anos de longa e vitoriosa atuação.


Por seus gloriosos feitos na Campanha da Itália, a Bandeira Nacional do 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi agraciada com as seguintes condecorações: Cruz de Combate 1ª Classe, Ordem do Mérito Militar e Medalha Italiana "Valore Militare".


Após a Chegada ao Brasil, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi desmobilizado, e reduzido a uma companhia. Durante a desmobilização, em 1945, o comandante do Batalhão na Campanha da Itália, Coronel Machado Lopes, percebeu a importância histórica da participação do 9º BE Cmb na 2ª Guerra Mundial, guardando consigo parte dos arquivos históricos da Campanha na Itália, que serviram posteriormente para a criação do Museu do 9º BE Cmb, hoje denominado Museu Marechal José Machado Lopes, em homenagem ao seu insigne comandante.


Em 1956, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, restabelece o 9º Batalhão de Engenharia de Combate, com a designação histórica de "Batalhão Carlos Camisão", homenagem ao insigne comandante da "Retirada da Laguna".


O Batalhão Carlos Camisão tem prestado, desde sua criação, relevantes serviços à nação, além da formação de reservistas qualificados e cidadãos conscientes de seu importante papel na sociedade. Apóia a população em situações de calamidade, realiza obras de infra-estrutura que contribuem para o desenvolvimento regional, presta o apoio da Arma de Engenharia   e com seus efetivos esteve presente em várias Missões de Paz dos Organismos Internacionais, como em Angola na África, na América Central na remoção de Minas, e desde 2005 participa da Missão das Nações Unidas Para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Estas missões são um verdadeiro "encontro com o destino", pois criado para lutar pela Paz na 2ª Grande Guerra, tem lutado pela Paz em diversos rincões do Mundo, como o faz atualmente, compondo os efetivos brasileiros que lutam para levar a Paz ao Haiti.


O valor e a constância do 9º BE Cmb, em missões internacionais, podem ser mensurados, pelas citações positivas daqueles que recebem seu apoio, como aconteceu recentemente na "Retomada da Capital Porto Príncipe no Haiti" para o controle das Forças da Organização das Nações Unidas, quando um Pelotão do 9º BE Cmb (Pelotão Montese), esteve constantemente em evidência nos informativos do Batalhão Brasileiro, por sua atuação destacada.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

AGORA: Acidente entre moto e bicicleta deixa ferido em Aquidauana

2
Geral

Réu por furto de droga e condenado por estupro, delegado é demitido

3
Aquidauana

Transformador pega fogo no Centro de Aquidauana

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,89m
Miranda
5,34m
Paraguai
1,51m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

E Agora

Manoel Afonso

Amplavisão 1450 – A estranha vontade dos políticos ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Camping

Camping Baía - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1017/9986-0
Pousadas

Fazenda Cacimba de Pedras

Acesso por Miranda ou Taunay, - Aquidauana/MS (67) 3382-1555 / 998 www.cacimbadepedras.com.br
Advocacia

Dr. Jair dos Santos Pelicioni / Dr. Jonas Marinho Pelicioni

Rua Manoel Aureliano da Costa, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6226 / 812
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo