O aumento do consumo durante a Páscoa permitiu a abertura de 61,5 mil vagas de empregos temporários neste ano, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Manager para a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). O número representa crescimento de 2,5% em comparação ao mesmo período de 2009. De acordo com a pesquisa, a indústria é responsável por 60% das vagas temporárias desta Páscoa, cujas contratações foram iniciadas entre setembro e outubro do ano passado. O comércio fica com 40% e iniciou as contratações a partir do final de fevereiro. As contratações não se limitam, porém, às fábricas e lojas de varejo, mas abrangem outras partes da cadeia produtiva.
“Tudo que estiver relacionado a essa cadeia produtiva também utiliza essa mão de obra temporária. As empresas de embalagens artesanais, por exemplo, estão aguardando aumento de 20% nas vendas e, consequentemente, demandam a contratação de mão de obra temporária”, disse hoje (29) a diretora de Comunicação da Assertem, Jismália de Oliveira Alves.
Ela destacou que a data pode significar ainda a oportunidade do primeiro emprego para os jovens. Em relação ao ano passado, a expectativa da Asserttem é de aumento do primeiro emprego, representando 25% do total de contratados, contra 21,4% em 2009. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países produtores de ovos de chocolate, superado apenas pela Inglaterra. “O Brasil é um grande produtor e consumidor de chocolate”. Segundo Jismália, o atual cenário econômico favorece as contratações de mão de obra. “Hoje, estamos muito mais seguros. A economia deu sinal de aquecimento e esse cenário favorece, sem dúvida, as contratações.”
Há chances de efetivação para 13% do pessoal temporário, estimou Jismália. No ano passado, 8,4% das vagas foram efetivadas. “Este ano, estamos aguardando um número de aproximadamente oito mil trabalhadores, que terão oportunidade de abrir a porta da vaga efetiva por meio dessas contratações”. Para a Asserttem, a expansão na efetivação de trabalhadores será de 60% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Na Kopenhagen, uma das mais tradicionais empresas do setor de chocolate no Brasil, não houve abertura de vagas para temporários para a Páscoa de 2010, uma vez que ela transferiu parte de sua fábrica em São Paulo para Minas Gerais e contratou 700 pessoas efetivas. Em 2009, as vagas abertas para a Páscoa somaram 713, com algumas efetivações no final do período. A produção da marca Kopenhagen para a Páscoa aumentou 18% este ano em relação ao ano passado, alcançando 460 toneladas de produtos variados.
Na Village, as contratações para a Páscoa começaram a partir de setembro de 2009, com a abertura de 500 vagas para a fábrica, além de 600 novos postos de trabalho na parte promocional em pontos de venda. Segundo a companhia, os funcionários temporários têm carteira de trabalho assinada e possibilidade de serem efetivados após o período. Em média, as contratações temporárias se estendem por cerca de dez meses, quando começam as admissões para outro produto sazonal, o panetone de Natal. A expectativa da Village é de aumento em torno de 10% da produção de ovos de Páscoa este ano. A exportação também deverá crescer no período cerca de 15% para a América Latina, Europa e Estados Unidos.
A Nestlé revelou, por sua vez, que a companhia abriu este ano 4 mil vagas para promotores de vendas temporários em todo o Brasil. Na Páscoa de 2009, foram 3,5 mil vagas. A efetivação dos temporários depende da abertura de vagas na empresa.