28 de novembro de 2021
Anuncie Aqui
Sustentabilidade

Programa de carne sustentável e orgânica no Pantanal ganha incentivo

25 OUT 2021 - 20h00min
Da redação

O programa "Carne Sustentável & Orgânica do Pantanal", lançado em 2018, foi bem recebido pelos produtores rurais, principalmente com o aumento da demanda pela carne sustentável. Isso influenciou o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a traçar estratégias de divulgação da campanha a fim de atrair mais produtores por meio, principalmente, do subsidio a certificação das propriedades.

Delivery Amorim - 20Nov - 9

Para divulgar as condições do programa, a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), realizaram na noite de sexta-feira (22), no Sindicato Rural de Campo Grande, um evento para apresentação e debate.

Na abertura, o secretario Jaime Verruck, titular da Semagro, destacou que além de resultar num produto de alta qualidade, a produção dessa carne acontece com mínimo impacto ambiental e valorização de questões econômicas e sociais.

"O Programa reconhece os produtores que produzem da forma correta e estimulam iniciativas sustentáveis", completou.

O superintendente de Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, explicou que uma das estratégias para ampliar a adesão dos produtores, de modo a atender a demanda, foi trazer o Sebrae como parceiro do programa.

"Por meio do Sebrae os produtores poderão receber um subsidio de até 70% da certificação das propriedades", disse.

"O produto tem ótima aceitação, tem demanda e hoje trabalhamos para reunir maior número de produtores para fornecer para esse mercado qualificado", finalizou o superintendente.

O programa

O programa garante incentivo financeiro equivalente a 67% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) aos pecuaristas da região do Pantanal que se dedicam à produção de carne orgânica.

Na carne sustentável o incentivo financeiro é de até 50% do valor do imposto por animal, com média de R$ 105,63 em 2021.

Entre os objetivos do Programa, está o fomento da competitividade e incentivo a pecuária bovina de baixo impacto ambiental no Pantanal, estimulando a produção baseada no modelo tradicional, com baixo nível de intervenção nos recursos naturais existentes naquela região, e utilizando-se de escopos tecnológicos, para linhas de produtos característicos e diferenciados, com maior agregação de valor e devidamente certificados, por empresas independentes, acreditadas pelo Inmetro.

Para participar do Programa o pecuarista deve se inscrever junto ao Governo do Estado de MS, na sequência receberá a visita de uma certificadora para avaliação do sistema de produção, as documentações deverão estar em dia, juntamente com o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O pecuarista então validado pela Semagro, Sefaz e Iagro, passa e emitir a Guia de Transporte Animal (GTA), para envio dos animais à indústria frigorífica, que pagará benefícios diretamente ao produtor.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Figura querida na cidade, morre empresário José Celso Centoma

2
Policial

PRF responderá por tentativa de assassinato contra casal

3
Política

Marcos Trad anuncia cancelamento do carnaval de rua

4
Aquidauana

Das mãos de crianças, cartas escritas com palavras sinceras voam para aqueles que partiram de Covid

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min22 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,23m
Miranda
2,79m
Paraguai
0,14m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ao...

Gabriel Novis Neves

Só envelhece quem não morreu antes

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo