A Fundação do Trabalho e Qualificação (Funtrab) está percorrendo inúmeras cidades de MS, com o intuito de cadastrar os pescadores profissionais do estado para que eles possam receber o seguro-desemprego durante o perÃodo de piracema. Até a última segunda-feira, foram cadastrados cerca de 3.726 pescadores.
Em Aquidauana, o trabalho foi realizado na segunda, 12, onde foram cadastrados 530 pescadores profissionais, através da distribuição de senhas com hora da entrevista. Paralelamente, as equipes atenderam 100 profissionais da pesca em Porto Murtinho. O cadastramento está sendo feito através de equipes volantes da fundação, que já visitaram desde o inÃcio do mês, dez cidades pesqueiras.
Para o diretor-presidente da Funtrab, CÃcero Ãvila, o trabalho está correndo conforme o previsto e o prazo, estabelecido pelo governador de começar pagar o benefÃcio no inicio de dezembro, será cumprido. "O governo do Estado plantou uma ótima imagem em Aquidauana. Os pescadores ficaram muito satisfeitos por terem sido lembrados e elogiaram a organização do cadastro, situação diferente dos anos anteriores", comenta.
A iniciativa de antecipar o cadastro dos pescadores é inédita e deve garantir o seguro pescador aos os 4.169 profissionais do Estado, já no inÃcio de dezembro. O valor do seguro é de um salário mÃnimo (R$ 380).