Pesquisa revela que o Dia dos Pais movimentará o comércio da cidade de Campo Grande, mas não de forma tão intensa, pois apenas 69,9% das pessoas economicamente ativas desta cidade pretendem ir às compras nas vésperas do dia festivo. A pesquisa indica que os pais serão os mais presenteados na escolha de 74,2% dos que irão às compras, mas os sogros 10,2% e os maridos 15,6%, também receberão presentes. A pesquisa foi realizada de 23 a 27 de julho, em Campo Grande, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (NEPES), vinculado a UNIDERP e UNAES. Foram realizadas 455 entrevistas.
De acordo com o coordenador do NEPES, professor Celso Correia de Souza, as lojas do centro da cidade continuam sendo as preferidas para 51,2% dos campo-grandenses, seguida das lojas do Shopping Campo Grande para 27,5%, do Pátio Avenida para 3,7% e lojas dos bairros para 2,9%. As lojas virtuais foram escolhidas por 0,4% das pessoas entrevistadas, muito abaixo da preferência no ano de 2006, que foi de 3%.
O coordenador explica que a preferência na escolha da compra dos presentes é para roupas (34%), calçados (21,5%), perfumes (16,3%), CD/DVD (12,3%) e relógios (11,9%). "Aparecem também, com índices menores de preferências: carteiras (9,5%), celulares (7,5%), bebidas (6,6%), livros (6,4%) e cintos (5,7%). Por outro lado, quando os pesquisados foram indagados o que desejam ganhar, estes indicaram roupas (7%), calçados (4,6%), livros (4,2%), perfumes (3,7%), CD/DVD (3,7%), relógios (3,1%), celulares (2,6%), carteiras (1,1%), dentre outros", diz Celso Correia de Souza.
O valor médio que o campo-grandense pretende gastar com os presentes é de R$ 75,00, com os valores variando desde o mínimo de R$ 3,00 (compra de um par de meias), até o valor máximo de R$ 1.400,00 (compra de um microcomputador).
Segundo o pesquisador do NEPES, José Francisco Reis Neto, as mulheres têm a preferência de compra de roupas (44,4%), calçados (23,3%), perfumes (20,2%), carteiras (13,5%) e relógios (10,3%). Quando os homens forem às compras, pretendem comprar roupas (33%), calçados (26,1%), CD/DVD (19,3%) e perfumes (16,5%).
A pesquisa revela a preferência quanto à forma de pagamento. "Quase 50% dos compradores pagarão à vista, os demais que irão comprar a prazo optaram por parcelamento no cartão (20,2%) e em parcelas financiadas pelas próprias lojas (9,7%), dentre outras opções. A preferência pelo pagamento à vista é dos homens, com 64,2%, enquanto para as mulheres é de 51,1%. As mulheres preferem mais o pagamento usando cartões das próprias lojas", explana José Francisco.
Os pesquisadores destacam que as pessoas com nível superior são as que mais pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais, na forma parcelada em cartão (59%), enquanto aquelas com Ensino Fundamental Completo são as que mais desejam pagar em dinheiro, em torno de 93%. Conforme a pesquisa percebe-se também que os salários pagos a homens e mulheres estão bastante próximos, dentro de todas as faixas salariais adotadas, o mesmo acontecendo em relação à escolaridade.
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