A PolÃcia Federal e a Força Nacional de Segurança vão auxiliar os governos do DF e de Goiás no combate à criminalidade na região do entorno de BrasÃlia. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (10) durante reunião entre o ministro da Justiça, Tarso Genro, e os governadores José Roberto Arruda (DF) e Alcides Rodrigues (GO).
As ações e o número de homens envolvidos serão decididos em até 15 dias. "A situação exige atenção especial", afirmou o ministro. "Os recursos federais vão depender dos projetos que serão apresentados".
Os governos do DF e Goiás ficaram de definir os projetos que podem ser implementados como parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo governo federal.
Reforço no policiamento - O governador Arruda informou que pretende enviar para a região cerca de 300 homens da PolÃcia Militar do DF que participaram da segurança dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. Ainda assim, Arruda disse que menos de 500 agentes não serão suficientes para controlar a situação.
Já o governador de Goiás informou que pretende enviar 172 novas viaturas para o entorno até o final deste mês. "O policiamento adicional também vai atuar nas cidades satélites do DF", afirmou.
A região do entorno do Distrito Federal é uma das áreas com maiores Ãndices de homicÃdios do paÃs e vem sendo dominada por traficantes de drogas. Está entre as regiões metropolitanas com prioridade de atendimento pelo Pronasci.
São Gabriel do Oeste
Ele foi socorrido pelo Samu
Ocorrência
A ação ocorreu após a equipe observar um casal em atitude suspeita
Voltar ao topo