Imagem ilustrativa / Google
No caso de as manifestações durante o desfile cívico de 7 de setembro se confirmarem, o Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul informa que a instituição está preparada para fazer o policiamento e garantir a tranquilidade de público e participantes. Além do policiamento normal realizado durante a comemoração à Independência do Brasil haverá efetivo pronto para atuar ao longo das passeatas.
?Se as mobilizações previstas nas redes sociais se confirmarem, nossos policiais estarão a postos para fazer a segurança no percurso e agir no caso de necessidade. Atuaremos nos mesmos moldes das manifestações ocorridas em junho, com contenção de trânsito e acompanhamento da passeata?, disse o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Evaldo Iahn Mazuy.
Na Capital, durante toda a manhã, policiais militares em motos, carros e a pé fazem a segurança do trajeto e do entorno do desfile cívico. Mais de 100 PMs estarão no local. Outras equipes da Força Tática dos batalhões de Campo Grande e da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) estarão de prontidão.
No interior, a PM também se prepara para garantir a segurança do público no desfile cívico. Em Dourados, onde está prevista uma manifestação, o 3° BPM elaborou estratégia de policiamento, envolvendo 150 PMs no percurso e no entorno. ?Estaremos atentos para prevenir e reprimir distúrbios que coloquem em risco as famílias que comparecerem ao desfile, bem como os participantes da passeata?, falou o comandante do 3° BPM, tenente-coronel Ary Carlos Barbosa.
O comandante-geral da PMMS o coronel Carlos Alberto David dos Santos reforçou o compromisso da PM na defesa da comunidade, da democracia e da liberdade de expressão de maneira pacífica. ?Temos certeza que se houver, a passeata transcorrerá com paz e tranquilidade, de forma ordeira como é característica do povo sul-mato-grossense. Caso haja algum caso de desordem ou confusão, estaremos prontos para agir e contamos com o apoio dos próprios manifestantes para nos acionar e denunciar as pessoas mal-intencionadas que quiserem atrapalhar os movimentos?, completou.