Hoje, o Comando Geral da PMMS (PolÃcia Militar de Mato Grosso do Sul), realiza a solenidade militar em comemoração aos 172 anos, que terá inÃcio à s 10 horas, com entrega de medalhas do mérito e insÃgnia do mérito. Essas comendas são concedidas à s autoridades civis e militares que prestaram assinalados serviços à corporação, a aos policiais militares que destacaram-se, aperfeiçoando e projetando a corporação no âmbito nacional ou estadual.
Entre as autoridades que serão agraciadas estão o governador André Puccinelli, o vice-governador Murilo Zauyth, o general de Exército José Carlos de Nardi, Comandante Militar do Oeste e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.
As comemorações começaram na semana passada, no último sábado, foi realizado o torneio de futebol, que teve como campeã a equipe do 13º Batalhão de ParanaÃba e vice-campeã a equipe do 8º BPM de Jardim. No mesmo dia também foi realizado o torneio de truco. Ontem foi realizada uma missa em ação de Graças pela comemoração aos 172 anos da PMMS, na catedral Santo Antônio, localizada na Av. Calógeras, entre as Ruas 15 de Novembro e sete de Setembro. A missa será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Vitório Pavanello.
Ainda como parte das comemorações do aniversário de 172 anos da PolÃcia Militar de Mato Grosso do Sul, acontece uma exposição no Shopping Campo Grande. Estão sendo apresentados stands de Batalhões como o 1º BPM, que atua na área Central de Campo Grande, além das regiões do Imbirussú e Lagoa. A Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) está expondo suas motos e fazendo a divulgação do Programa de Para (Plano de Ação de Redução de Acidentes). A Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais ) apresenta viaturas, equipamentos, cães e vÃdeo das atividades operacionais desenvolvidas pela unidade.
O 15º Batalhão de PolÃcia Militar Ambiental expõe animais empalhados e apresenta teatro de fantoche sobre educação ambiental. Os programas sociais da PM também estão presentes com a Equipe de Tiro Adaptado, Cematran, Florestinha e o Proerd (Programa Educacional de Resistência à s Drogas e à Violência ). A PoliclÃnica da PM/MS disponibiliza um médico e enfermeiras que medem a pressão arterial das pessoas que visitam a exposição.