30 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

PPP da Sanesul desperta atenção de investidores da bolsa

13 AGO 2020 - 18h00min
Bruno Chaves, Subcom.

Pelo menos cinco grupos de investidores da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) têm interesse no projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Sanesul. A 45 dias do leilão, representantes desses players já percorrem as cidades de Mato Grosso do Sul para conhecer a estrutura administrativa e operacional da companhia estatal.

Nesta terça-feira (11), os potenciais de Mato Grosso do Sul e da PPP da Sanesul foram apresentados pelo governador Reinaldo Azambuja e sua equipe de governo em videoconferência da B3. O objetivo do projeto é universalizar a coleta e o tratamento do esgotamento nas 68 cidades onde a empresa opera, beneficiando 1,7 milhão de pessoas.

“O Estado se preparou para receber esse investimento privado. No marco legal do saneamento do Brasil, estamos saindo na frente com uma PPP bem modelada e equilibrada, com segurança para os investidores. Posso garantir que quem entrar nessa parceria vai investir em um dos estados mais promissores do Brasil”, destacou o governador.

Conforme previsão do projeto, serão R$ 4,5 bilhões de investimentos nos sistemas de esgotamento do Estado nos próximos 30 anos. A meta é atingir a universalização do sistema nos primeiros 10 anos de contrato, por meio de obras e serviços de implantação, recuperação, manutenção e operação da infraestrutura de esgotamento sanitário.

E"Este é um dos grandes legados que vamos deixar para o estado, como uma representação de ordem econômica, social e ambiental sem precedentes", enfatiza Riedel.

Segundo dados apresentados pela Sanesul no roadshow, de 2010 para cá a cobertura do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul saltou de 13% para 50%. Com a PPP, a empresa pretende ampliar e modernizar a coleta, tratamento e distribuição do esgoto. “Este é um dos grandes legados que vamos deixar para o estado, como uma representação de ordem econômica, social e ambiental sem precedentes Sair de 46% de cobertura de esgotamento para universalização tem um impacto gigante.  Na área econômica são R$ 1,7 bilhão nos próximos dez anos em investimentos e geração direta de empregos", disse o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel.

O leilão na B3 que vai definir o parceiro privado da Sanesul está marcado para o dia 23 de setembro deste ano. A modalidade escolhida é a de concorrência administrativa, cujo critério de julgamento é o menor preço apresentado. Ou seja, vencerá quem apresentar a menor proposta correspondente ao valor em reais por m³ de esgoto.

MS sustentável

Presente no roadshow, a representante oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta, destacou que o projeto de Mato Grosso do Sul vai ao encontro da meta global da Agenda 2030, que é o plano de ação de desenvolvimento sustentável do planeta. "O projeto coloca Mato grosso do Sul como pioneiro no Brasil nesse entendimento", frisou.

Também participaram da videconferência da Bolsa de Valores o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; a secretária Especial do Escritório de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni; o representante da EY Consultoria, Gustavo Gusmão; e o gerente de processos licitatórios da B3, Guilherme Peixoto.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Com calorão de 43ºC, córregos viram ponto turístico em Aquidauana

2
Aquidauana

Caso pastora: Ex-marido é condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da pastora Cida

3
Policial

Moto invade preferencial e causa acidente na avenida Pantaneta

4
Policial

Barraco na Caixa: Cobrança de dívida termina com homem tentando atropelar a cunhada

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min25 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min25 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,87m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Minha...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: COLETIVO DE...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"HOJE ESTÁ UM DIA..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Óticas

Ótica e Relojoaria Eska

Rua Sete de Setembro, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4385
Advocacia

Sortica & Santos Associados / Ary Sortica dos Santos Junior

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Cosméticos e Perfumaria

Realce Cosméticos

Rua Sete de Setembro, 734 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1920
Ver Mais
Fale com a redação