19 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Bonito

Prefeitura de Bonito em parceria com o IASB doa 400 mudas para plantio

Musas serão destinadas ao Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro do Noé

24 FEV 2021 - 16h37min
Da redação


A Prefeitura de Bonito por meio do Viveiro Municipal e Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), doou 400 mudas para uma ação desenvolvida no Distrito Águas do Miranda, Pesqueiro do Noé e região, que contou com a presença da atriz Cristiana Oliveira, conhecida pela personagem Juma Marruá na telenovela Pantanal produzida pela extinta Rede Manchete, exibida pelo canal em 1990.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

A ação faz parte do projeto Semeando Águas, desenvolvido pelo IASB e contou com apoio da Polícia Militar Ambiental, Sindicato Rural de Bonito e Pousada Arte da Natureza. O pedido para receber as espécies de mudas como Moringa, Pitanga, Ipê Branco, Ipê Rosa, entre outras, foram feitas pelos próprios moradores. 

Para a presidente da Associação do Distrito Águas do Miranda, Silvia Aparecida Lourenço, é necessário cuidar do meio ambiente da forma que ele merece: “A gente precisa cuidar do local onde moramos com carinho e amor. Precisamos aumentar as áreas de arborização, essa ação é muito importante para realizarmos o plantio de mudas, seja nas proximidades das margens do rio ou quintal de casa”, finalizou.

A atriz Cristiana Oliveira destacou que essa ação desenvolvida é importante para preservação dos recursos naturais e também da conscientização das pessoas: “Se houverem iniciativas como esta espalhadas pelo Brasil, além da sustentabilidade da parceria com o produtor rural, gera uma educação ambiental. Essa questão do plantio ou da sustentação das margens do rio e da manutenção da saúde dos rios, não só interessa a própria natureza, mas uma forma de gerar uma economia sustentável com os produtores rurais. Quando se fala em sustentabilidade e preservação da natureza é claro que a gente não pode esquecer ou separar terras que são propriedades privadas, mas nós temos que conscientizar elas da importância da manutenção para um solo saudável, porque o rio tem que estar saudável e que com plantio dessas árvores terá um impedimento de barragens durante a chuva. Existem vários benefícios tudo graças a essa ação. Eu me sinto muito honrada em poder participar disso e também divulgar, exatamente por esses pilares serem tão importantes, é bom que nós temos a consciência dos moradores e até mesmo das pessoas que vem de fora”, finalizou.  

A secretaria de meio ambiente, destacou que a parceria com IASB é fundamental para sequenciar os trabalhos que visam a preservação da natureza da região da Serra da Bodoquena: “A Prefeitura e o IASB tem uma história longa de parceria, através da doação de mudas do Viveiro para o plantio nas margens de rios e principalmente para o reflorestamento de bairros e até mesmo de assentamentos rurais. Onde a Prefeitura não consegue ir, o IASB vai e encaminha as mudas. Então esse trabalho é super importante!” finalizou, Ana Cristina Trevelin. 

A diretora executiva do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), mencionou que essa parceria é muito importante, pois as gerações futuras poderão usufruir dos recursos naturais: “Nós temos que unir os nossos esforços para que a gente possa desenvolver essas ações ambientais em prol da conservação dos nossos rios. Então como nós não temos viveiro próprio, mas nós temos a expertise da mobilização das pessoas. É a união perfeita, porque o IASB tem esse apoio fundamental da Prefeitura com a produção das mudas do Viveiro Municipal e a gente com a expertise de mobilização, fazemos com que as pessoas queiram vir atrás das mudas. Além disso, nós levamos essas mudas para as pessoas que não conseguem se deslocar para receber uma muda, com isso transportamos as mudas de forma adequada. E nós estamos felizes em ver o quanto as pessoas querem ser pró-ativas, ajudar nas questões ambientais, enfim essa contribuição, que é através disso, que conseguimos promover a qualidade de vida de onde elas vivem, além de deixarmos para as gerações futuras”, finalizou, Liliane Lacerda. 

A diretora do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), mencionou que essa ação acontece com a ajuda de todos os envolvidos e que o resultado final é o reflorestamento: “A parceria é fundamental, pois a ação só acontece porque nós temos parceiros. A expertise do IASB é de distribuir essas mudas, mas sem a doação dessas mudas pelo parceiros nós não conseguiríamos realizar essa ação. Esse é um trabalho conjunto onde nós precisamos de todos e essa abertura da comunidade para receber as mudas é fundamental porque através da ajuda dos moradores nós conseguimos atingir o objetivo final que é o reflorestamento.  

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem é executado com 60 tiros de fuzil em Campo Grande

2
Educação

Administradora é a nova diretora do campus de Aquidauana da UFMS

3
Geral

Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul

4
Geral

A partir de segunda, idosos com mais de 60 anos podem se vacinar em Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Transportes

TRENZINHO DO PANTANAL - Transporte urbano

Rua Solevanti, 1551 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4461 / 991
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo