A Prefeitura de Campo Grande informou, nesta quinta-feira (2), que irá apurar se houve negligência no atendimento à Luana Priscyla Fernandes Soares, 21 anos, que passou mal durante uma competição que premiava grupos que conseguissem tomar a maior quantidade de tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul. Ela chegou a ser levada a uma unidade de saúde e depois, para a Santa Casa, mas não resistiu.
O órgão, que é um dos patrocinadores do evento, lamentou ainda o incidente. Em nota, a emissora de rádio Blink 102, organizadora da competição, informou que ?não mediu esforços para garantir o atendimento à jovem?. Conforme o texto, Luana foi prontamente socorrida por uma equipe do Samu que estava no local.
'Maior roda de tereré do mundo'
De acordo com o marido de Luana, Welton Godoy Miranda, 29 anos, a jovem e ele estavam com mais oito pessoas que, juntas, formavam uma das equipes participantes.
O evento começou por volta das 16h (horário de MS) e a vítima passou mal uma hora e meia depois, segundo ele, chegando a vomitar várias vezes. ?Ela foi ao banheiro e vomitou, estava com fortes dores de cabeça e com tontura?, relatou.
Luana foi atendida pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ficou em observação na ambulância. O marido ficou com ela no local e depois voltou para a competição. Luana então voltou a apresentar os sintomas, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Coronel Antonino e quatro horas depois, transferida para a Santa Casa.
A morte da jovem, de acordo com a Santa Casa, foi registrada às 16h10 de terça-feira (30), dois dias depois de dar entrada no local. O corpo foi enterrado na quarta-feira (1º).
Miranda diz o grupo o qual ele fez parte no concurso, tomou, durante as três horas de competição, 54 litros da bebida em três horas e não foi o vencedor.