O ranking das empresas com o maior número de reclamações registradas em 16 Procon de 15 estados, no período de setembro de 2006 a agosto de 2007, será divulgado hoje. A iniciativa só é possível devido à implementação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) nesses estados.
O ranking tem como base os cadastros dos Procons do Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, além da região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
O Sindec é um sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados usadas pelos Procon de todo o País. Os registros vêm sendo disponibilizados no site www.mj.gov.br/dpdc/sindec. Já o cadastro de reclamações fundamentadas traz as demandas em que os Procon já constataram infração aos direitos do consumidor, independente de ter sido resolvida ou não.
A divulgação de um cadastro vai ajudar o cidadão, a saber, os nomes dos fornecedores que têm mais, ou menos, reclamações e qual a atitude da empresa diante dessas queixas. É possível comparar, por exemplo, o percentual de resolução de conflitos entre as empresas que estão no cadastro.
Atualmente o Sindec está implantado em 21 Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O Sistema conta com informações de mais de 60 órgãos municipais e estaduais e continua recebendo adesões, como Sergipe, que estará integrado à rede em breve. Os estados de São Paulo, Roraima e o Distrito Federal estão na fase preparatória de implantação do Sindec.
O Sindec oferece vantagens tanto para os órgãos de defesa do consumidor, quanto para os cidadãos. Acessando o site é possível saber se há registros nos Procon envolvendo determinado fornecedor e pesquisar quais são as empresas com maior número de consultas, o que ajuda o consumidor a se prevenir de eventuais problemas.
Com o Sindec, os Procon podem levantar informações em tempo real sobre os atendimentos realizados e com utilização de gráficos. As pesquisas podem ser feitas com base nos perfis do consumidor, atendimentos mais utilizados, empresas reclamadas, tipos de demandas dos consumidores, as áreas da economia mais procuradas e as condutas praticadas.
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