04 de dezembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Produtividade do milho pode dobrar em Mato Grosso do Sul

3 OUT 2007 - 07h51min
mdia max news

O uso de tecnologias adequadas é capaz de dobrar a produtividade do milho safrinha em Mato Grosso do Sul a partir do ano que vem. É o que aponta uma pesquisa da Fundação MS de Maracaju. De acordo com o estudo feito pelos pesquisadores, a produtividade média do milho pode saltar dos atuais 45 sacas por hectare para 80 sacas por hectare, podendo chegar a 90 sacas por hectare.


Segundo o diretor da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o aumento na produtividade consiste em adotar o uso de novos híbridos, ajustar o processo tecnológico, ou seja, utilizar uma adubação mais equilibrada, fazer um consórcio entre milho e pastagem durante o inverno e soja no verão, além de uma boa correção de solo com calcário, gesso e fósforo.


"Adotando essas práticas o produtor vai gastar em média 25% mais para fazer o plantio. Em compensação o resultado final é uma lucratividade superior que compensa o investimento maior em tecnologia, ainda mais que a cotação do milho está se recuperando e ficando cada vez mais atrativa", disse Broch ao ressaltar que os resultados são mais consideráveis quando o produtor reduz um pouco a área de plantio para fazer um investimento mais concentrado, obtendo o máximo rendimento do solo cultivado. Atualmente a saca do milho está cotada na casa dos R$ 19 em MS.


O resultado da pesquisa foi a conseqüência de um levantamento feito em pelo menos cinco regiões do Estado, onde se aposta muito no cultivo do milho safrinha. Nessas regiões foram realizados Dias de Campo para testar e confirmar os processos de produção. "Vale ressaltar que as tecnologias existem e já estão no mercado. Porém, os resultados só acontecerão se o produtor decidir apostar numa produtividade maior", disse Dirceu Broch.


Um fator que pode estimular o investimento na cultura do milho safrinha é a cotação do produto no mercado. Há muito tempo o milho não se tornava uma cultura tão rentável quanto agora. A boa notícia começou com o resultado da colheita da safrinha, que está praticamente concluída em Mato Grosso do Sul. Apesar das condições bastante diferentes nas lavouras do Estado, estima-se que a produtividade média da cultura fique em 2.940 quilos por hectare, o que representa em média 50 sacas do produto. Este ano a área plantada na safrinha cresceu 35% se comparada com a safra passada, chegando a 700 mil hectares cultivados.


Conforme dados da última estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada em setembro, o crescimento da produção de milho em todo país deveu-se ao clima favorável nas lavouras durante a safra do verão e ao desenvolvimento tecnológico. Se comparado com 2006, a produção de milho aumentou em 51,1 milhões de toneladas (20,1%).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

ALERTA: Aquidauana volta ao risco alto de contágio de Covid-19

2
Policial

Homem de 53 anos é esfaqueado no pescoço e socorrido desorientado em Anastácio

3
Aquidauana

Esfaqueado no pescoço em Anastácio, paciente está na UTI em estado gravíssimo

4
Aquidauana

Resiliência e coragem são combustíveis para Suleki enfrentar as dificuldades diárias

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,99m
Palmeiras
1,31m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"E QUANDO ACORDAVA"

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: AINDA TEMOS MUITO A APRENDER (E ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Ary Prieto F cruz - Clinico Geral

Hospital Funrural, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4123
Disk Mensagem

Sedução - Disk Mensagem e Cestas Café

Rua Augusto Mascarenhas, 625 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3304 / 3
Médicos

Fabiana Melo de Rezende - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Ver Mais
Fale com a redação