04 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Produtividade do milho pode dobrar em Mato Grosso do Sul

3 OUT 2007 - 07h51min
mdia max news

O uso de tecnologias adequadas é capaz de dobrar a produtividade do milho safrinha em Mato Grosso do Sul a partir do ano que vem. É o que aponta uma pesquisa da Fundação MS de Maracaju. De acordo com o estudo feito pelos pesquisadores, a produtividade média do milho pode saltar dos atuais 45 sacas por hectare para 80 sacas por hectare, podendo chegar a 90 sacas por hectare.


Segundo o diretor da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o aumento na produtividade consiste em adotar o uso de novos híbridos, ajustar o processo tecnológico, ou seja, utilizar uma adubação mais equilibrada, fazer um consórcio entre milho e pastagem durante o inverno e soja no verão, além de uma boa correção de solo com calcário, gesso e fósforo.


"Adotando essas práticas o produtor vai gastar em média 25% mais para fazer o plantio. Em compensação o resultado final é uma lucratividade superior que compensa o investimento maior em tecnologia, ainda mais que a cotação do milho está se recuperando e ficando cada vez mais atrativa", disse Broch ao ressaltar que os resultados são mais consideráveis quando o produtor reduz um pouco a área de plantio para fazer um investimento mais concentrado, obtendo o máximo rendimento do solo cultivado. Atualmente a saca do milho está cotada na casa dos R$ 19 em MS.


O resultado da pesquisa foi a conseqüência de um levantamento feito em pelo menos cinco regiões do Estado, onde se aposta muito no cultivo do milho safrinha. Nessas regiões foram realizados Dias de Campo para testar e confirmar os processos de produção. "Vale ressaltar que as tecnologias existem e já estão no mercado. Porém, os resultados só acontecerão se o produtor decidir apostar numa produtividade maior", disse Dirceu Broch.


Um fator que pode estimular o investimento na cultura do milho safrinha é a cotação do produto no mercado. Há muito tempo o milho não se tornava uma cultura tão rentável quanto agora. A boa notícia começou com o resultado da colheita da safrinha, que está praticamente concluída em Mato Grosso do Sul. Apesar das condições bastante diferentes nas lavouras do Estado, estima-se que a produtividade média da cultura fique em 2.940 quilos por hectare, o que representa em média 50 sacas do produto. Este ano a área plantada na safrinha cresceu 35% se comparada com a safra passada, chegando a 700 mil hectares cultivados.


Conforme dados da última estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada em setembro, o crescimento da produção de milho em todo país deveu-se ao clima favorável nas lavouras durante a safra do verão e ao desenvolvimento tecnológico. Se comparado com 2006, a produção de milho aumentou em 51,1 milhões de toneladas (20,1%).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Frustrado com carreira militar no Brasil, aquidauanense se alista na Legião Estrangeira na França

2
Saúde

Garota de 15 anos é o primeiro caso de síndrome inflamatória em MS, diz secretaria de saúde

3
Geral

Jornalista da Capital morre aos 35 anos de complicações pós-parto

4
Aquidauana

#SemanaDaMulher: Dândara encara sua jornada com fé, amor pelas filhas e dedicação ao trabalho

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,83m
Miranda
5,85m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Pousadas

Pousada Baia das Pedras

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3356 1500 / 998 www.baiadaspedras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo