16 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Professoras dizem que foram afastadas por namoro homossexual

17 NOV 2007 - 11h10min
gazeta on line

Duas professoras que trabalhavam em uma escola rural municipal de Campo Grande afirmam que foram punidas pela prefeitura depois de terem assumido o relacionamento homossexual. A administração da capital de Mato Grosso do Sul diz que não houve preconceito. O caso foi parar na Justiça.


Segundo conta o advogado das professoras, José Trad, o relacionamento foi descoberto pela escola por meio de denúncia de uma colega de uma das mulheres. Ele afirma que uma professora teve seu contrato anulado e a outra, por ser funcionária concursada, foi colocada à disposição da Secretaria de Educação e, depois, se aposentou.


Cada uma das professoras pede à Justiça uma indenização de R$ 250 mil por danos morais. Uma das ações já foi ajuizada e a outra deve ter início na próxima semana.


Discussão


O afastamento das funcionárias da escola foi anunciado em uma reunião com a direção da unidade de ensino em abril deste ano, de acordo com o advogado. A escola teria alegado que tomou essa medida para evitar que a notícia chegasse ao conhecimento da comunidade rural onde está localizada a instituição.


O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, afirmou que ficou sabendo do relacionamento por meio de uma queixa formal feita pela direção da escola, um professor e um representante da Associação de Pais e Mestres. Ele contou que, depois da reclamação, o contrato de uma das professoras acabou e não foi renovado. "A outra funcionária poderia trabalhar em qualquer escola da rede estadual de ensino, mas não fez isso", argumentou. "Não tinha mais clima para ela continuar na mesma unidade."


Trad Filho disse ainda que, durante cerca de quatro meses, uma sindicância promovida pela prefeitura deu direito de defesa para ambas as partes, mas constatou que o relacionamento acontecia dentro do ambiente escolar. "Esse foi o problema. Nós não discriminamos nenhum tipo de preferência sexual, mas dentro do ambiente escolar um relacionamento, tanto hetero quanto homossexual, não seria adequado", afirmou. "Não agimos com preconceito."


O advogado das professoras, no entanto, afirma que não houve nenhuma sindicância. Após a polêmica, as ex-funcionárias da escola mudaram para o interior de Mato Grosso do Sul.


Família


O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, e o advogado das professoras, José Trad, são primos. Eles afirmaram que o parentesco não vai influenciar o andamento do processo. "Não escolhi o advogado. Foram elas", disse o prefeito. "A prefeitura é uma pessoa jurídica. Não estou contra o prefeito, mas contra um ato cometido por agentes públicos", comentou o advogado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia fecha boca de fumo e encontra droga na calcinha de traficante em Aquidauana

2
Aquidauana

Bolsa Família itinerante inicia atendimento em Aquidauana

3
Aquidauana

Idosos de 78 e 88 anos são novas vítimas do coronavírus em Aquidauana

4
Aquidauana

Estilo rústico de Lucimeire e Fabiano se fez presente até no ensaio de revelação do bebê

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Academias

Ativação

Rua José Bonifácio, s/n Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2109
Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/ 1602
Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Seriema 16/01/2021
Fale com a redação