X
Geral

Programa Aldeia Produtiva incentiva produção indígena em Aquidauana

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Aquidauana, está incentivando a produção indígena no município. Por meio do Programa Aldeia Produtiva, já foram entregues às famílias, mudas frutíferas, insumos para plantio, kits para implantação de hortas, além de oito patrulhas mecanizadas e combustível para funcionamento dos equipamentos.


De acordo com a coordenadora técnica municipal da Agraer de Aquidauana, Simone Corrêa, o programa vem apresentando excelentes resultados no município. Por meio das ações de horticultura as famílias estão garantindo uma alimentação mais saudável e também geração de renda através da comercialização do excedente. Com o recebimento das oito patrulhas mecanizadas, que atendem as nove aldeias do município, os indígenas já conseguiram garantir o preparo de solo para a próxima safra e iniciarão o plantio de milho. "Esse trabalho nunca havia acontecido antes. Por falta de estrutura, sempre havia demora no preparo do solo, o que ocasionava atrasos no plantio e conseqüentemente, perdas na produção", explica a coordenadora.


O Programa Aldeia Produtiva no município de Aquidauana é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e tem acompanhamento constante de técnicos da Agraer, com realização de reuniões para diagnóstico das necessidades locais, planejamento das ações, além de assistência técnica na implantação de pomares e hortas e no plantio de milho e mandioca.


As ações do programa estão sendo avaliadas periodicamente pela equipe técnica da Agraer. "As avaliações são feitas com o objetivo de diagnosticar possíveis falhas e realizar as correções necessárias, As últimas avaliações apontaram resultados animadores, mostrando que o programa vem atingindo as expectativas das famílias indígenas beneficiadas", aponta Simone.


O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão avalia o programa como uma oportunidade efetiva de inserir os indígenas no processo produtivo. "O programa cria condições para que as famílias indígenas produzam alimentos que serão utilizados tanto para subsistência como para geração de renda, com a comercialização do excedente", conclui Roldão.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Lista de pré-selecionados atrasou quatro dias

Corumbá

Homem é preso após invadir casa da ex e agredir o namorado dela

Ele foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado como lesão corporal dolosa

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo